SÃO LUÍS – A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lança na próxima terça-feira (29), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, três novos instrumentos voltados para o fortalecimento da prevenção e do controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Maranhão.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Durante o evento, serão apresentados a Caderneta de Saúde da Pessoa com Doenças Crônicas, o Manual do Agente Comunitário de Saúde e o Protocolo de Atenção à Saúde: Manejo da Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus.
O encontro reúne profissionais da Atenção Primária dos 217 municípios maranhenses, com o objetivo de aprimorar o conhecimento técnico e prático sobre o diagnóstico, o tratamento e a prevenção da hipertensão e do diabetes, além de promover a troca de experiências e boas práticas em saúde.
Segundo dados do Sistema da Atenção Básica, o Maranhão possui atualmente 1.290.604 pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e 542.950 pessoas com Diabetes Mellitus (DM) cadastradas na rede pública de saúde.
Conheça os instrumentos lançados
Caderneta de Saúde da Pessoa com Doenças Crônicas: tem como finalidade auxiliar o acompanhamento contínuo e o controle da hipertensão e do diabetes, estimulando o autocuidado e fortalecendo o vínculo entre usuários e profissionais dos serviços de saúde.
Manual do Agente Comunitário de Saúde: oferece orientações sobre prevenção, cuidados e tratamento da hipertensão e do diabetes, reforçando o papel estratégico dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nos territórios.
Protocolo de Atenção à Saúde: Manejo da Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus: voltado para os profissionais de saúde, o documento orienta ações, procedimentos de diagnóstico, estratégias de tratamento e acompanhamento dos pacientes, com foco na prevenção de complicações.
A iniciativa da SES busca ampliar a capacidade de resposta da rede pública estadual frente às doenças crônicas e reforçar as ações de promoção da saúde em todo o Maranhão.
Saiba Mais
- Dia Mundial da Hipertensão: condição atinge 30% dos adultos no Brasil
- Pesquisa mostra que faltam equipes completas 24 horas em maternidades
- Saúde amplia tratamento para casos graves de Alzheimer no SUS
- Brasil deve chegar a 635,7 mil médicos em 2025; mulheres são maioria
- Maranhão tem aumento de hospitalizações por Influenza A, alerta Fiocruz
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.