Destaques da semana

Cidades em situação de emergência, Lençóis Maranhenses em destaque, Brandão visita Barreirinhas... veja o resumo da semana

Saiba o que foi destaque no Imirante na semana de 5 de maio a 12 de maio de 2024.

Imirante.com

SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 5 de maio a 12 de maio de 2024.

Domingo (5)

Uma mulher, identificada como Laurinete Carvalho, de 32 anos, foi assassinada a golpes de faca, no povoado Cantinho, no município de Barreirinhas, região do Lençóis Maranhenses. A vítima foi morta com quatro facadas, sendo três na região do pescoço. 

Segundo informações da Polícia Civil do Maranhão, o crime aconteceu na madrugada do último domingo (5) e foi praticado pelo ex-companheiro da vítima, identificado como Djalma, de 45 anos, que trabalhava como mototaxista.   

Laurinete Carvalho, de 32 anos, foi assassinada a golpes de faca, no povoado Cantinho, no município de Barreirinhas. (Foto: Arquivo pessoal.)
Laurinete Carvalho, de 32 anos, foi assassinada a golpes de faca, no povoado Cantinho, no município de Barreirinhas. (Foto: Arquivo pessoal.)

Segunda-feira (6)

Os aeroportos de São Luís e da cidade de Imperatriz instalaram pontos de coleta para receber doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, que vive o maior desastre natural de sua história, com os temporais que já deixaram mais de 80 mortos e afeta cerca 850 mil pessoas.

Os dois receberam alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal, que foram doados às pessoas desabrigadas e desalojadas por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. As pessoas poderão colocar as doações em um posto de coleta devidamente identificado no terminal de passageiros. Todo o material será encaminhado aos órgãos de defesa e proteção social do Rio Grande do Sul. 

Aeroporto de São Luís. (Foto: Divulgação/CCR Aeroportos)
Aeroporto de São Luís. (Foto: Divulgação/CCR Aeroportos)

Terça-feira (7)

O nadador maranhense Paulo Marcelo segue trilhando seu caminho de ascensão na natação. Atualmente defendendo a equipe do Flamengo-RJ, o atleta do Maranhão agora está na lista de pré-convocados da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a disputa do 6º Campeonato Mundial Júnior de Águas Abertas, que será realizado em
Alghero – Itália, com data prevista para acontecer entre os dias 06 a 08 de setembro deste ano. 

Um dos principais nomes da natação do Maranhão na atualidade, Paulo Marcelo de Jesus segue construindo uma trajetória vitoriosa no esporte. No fim do ano passado, o nadador foi o destaque da Seleção Brasileira que disputou a Copa Pacífico e a Copa Júlio Maglione em Cali, na Colômbia. Paulo Marcelo teve um desempenho sensacional e faturou, simplesmente, 11 medalhas, sendo 7 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze. 

Paulo Marcelo e o treinador Alexandre Nina. (Foto: Divulgação)
Paulo Marcelo e o treinador Alexandre Nina. (Foto: Divulgação)

Quarta-feira (8)

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou, na tarde da última quarta-feira (8), que 30 municípios estão em situação de emergência no Maranhão por causa das fortes chuvas e enchentes que estão sendo registradas no estado. Ao todo, 1.031 famílias estão desabrigadas e outras 2.909 desalojadas.

De acordo com a Defesa Civil, as cidades maranhenses em situação de emergência são as seguintes: Anapurus, Arari, Bacabal, Boa Vista do Gurupi, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Cachoeira Grande, Cantanhede, Carutapera, Colinas, Conceição do Lago Açu, Formosa da Serra Negra, Governador Nunes Freire, Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão, Matões do Norte, Monção, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Peri Mirim, Pindaré-Mirim, São João do Sóter, São Roberto, Satubinha, Trizidela do Vale, Tufilândia e Tuntum, além de Santa Inês, que decretou estado de calamidade pública.

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil atualizou informações sobre os municípios em situação de emergência no Maranhão. (Foto: Divulgação)
Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil atualizou informações sobre os municípios em situação de emergência no Maranhão. (Foto: Divulgação)

Quinta-feira (9)

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma referência de beleza natural conhecida no mundo todo. Em 2024, o Maranhão se destacou na 4ª edição da pesquisa “Parques do Brasil Percepções da População”. O atrativo turístico maranhense de 155 mil hectares de dunas e lagoas foi o terceiro mais lembrado pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) e o Parque Nacional dos Veadeiros (GO).

Os resultados da pesquisa, divulgada pelo Instituto Semeia, foram obtidos com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Ekos Brasil e traçam um panorama sobre como as pessoas percebem, interagem e refletem sobre as condições dos parques naturais e urbanos do país. Um deles constatou que 48% dos brasileiros já visitaram ou desejam viajar para conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

De acordo com a pesquisa, o atrativo turístico maranhense de 155 mil hectares de dunas e lagoas foi o terceiro mais lembrado pelos brasileiros. (Foto: Divulgação)
De acordo com a pesquisa, o atrativo turístico maranhense de 155 mil hectares de dunas e lagoas foi o terceiro mais lembrado pelos brasileiros. (Foto: Divulgação)

Sexta-feira (10)

Justiça condenou um ex-funcionário do Banco do Nordeste a devolver a quantia de R$ 1.773.978,54, que foi subtraída de poupanças de clientes e da tesouraria da agência de Santa Inês, município a 246 km de São Luís.

Na sentença, assinada pela juíza Ivna Cristina de Melo Freire, da 1ª Vara de Santa Inês, o réu teve, ainda, suspensos os direitos políticos e está proibido de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, ambas pelo prazo de oito anos.

Agência do Banco do Nordeste em Santa Inês. (Foto: Google Maps)
Agência do Banco do Nordeste em Santa Inês. (Foto: Google Maps)

Sábado (11)

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), visitou a cidade de Barreirinhas, um dos 31 municípios maranhense em situação de emergência por contas das chuvas que caíram em todo o estado desde o início do ano.

A passagem do chefe do Executivo pelo local ocorreu após a disseminação de mensagens dando a entender que o Maranhão estaria passando por problema parecido com o do Rio Grande do Sul com enchentes em diversas cidades.

Segundo o governador, a situação em Barreirinhas “está sob controle”. “Em nossa passagem por Barreirinhas, vistoriamos os pontos de alagamentos causados pelas chuvas. A situação no município está sob controle e estamos monitorando o caso de perto, dando todo o suporte para as famílias afetadas”, declarou.

Brandão visitou áreas alagadas em Barreirinhas (Foto: Divulgação/Governo do Maranhão)
Brandão visitou áreas alagadas em Barreirinhas (Foto: Divulgação/Governo do Maranhão)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.