MARANHÃO - Construir acordos de pesca e engajar pescadores no esforço de monitoramento da produção pesqueira, fomentando uma gestão sustentável e participativa da atividade é um dos objetivos das Campanhas por Orgulho que começaram a ser lançadas nesse fim de semana, no Maranhão.
A iniciativa vem implementando essas campanhas no país desde 2015 e inclui desde o estímulo ao sentimento de apropriação e orgulho dos recursos naturais de determinadas áreas e a mediação de conflitos até ações de monitoramento biológico e proposição de medidas de manejo adequadas.
As Reservas Extrativistas (Resex) Arapiranga-Tromaí, Cururupu e Delta do Parnaíba (que faz divisa com o Piauí) e a Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba integram o conjunto de áreas marinhas protegidas que estão recebendo a Campanha na segunda temporada no país.
As Resex Arapiranga-Tromaí e Cururupu ficam na região conhecida como reentrâncias maranhenses, marcada por uma faixa costeira sinuosa formada por baías rasas e estuários separados por penínsulas lamosas cobertas por uma extensa área contínua de mangues preservados. Inserem-se no 2º maior cinturão de manguezais do mundo, com inúmeros rios, dunas, praias e ilhas que abrigam grande diversidade e servem como berçário para a maioria das espécies pesqueiras de valor comercial.
O arquipélago formado por mais de 70 ilhas fluviais que constitui o Delta do rio Parnaíba também é uma região com enorme diversidade de flora e fauna, especialmente rica em aves, peixes e crustáceos, com exuberância de manguezais, igarapés, lagoas de água doce, praias e dunas que atraem visitantes de todos os cantos do planeta.
A bióloga Ana Carolina Marciano explica que uma das táticas nesse tipo de campanha é a identificação de espécies-alvo de importância local utilizadas como chamariz para estimular o envolvimento comunitário. “Estas espécies de peixe vão se tornar protagonistas por meio de mascotes carismáticos que marcarão presença em ações de educação ambiental em escolas, espaços e eventos públicos e serão porta-vozes de informações sobre as ameaças à biodiversidade”, conta ela.
Lançamentos das Campanhas
04/08 - Reserva Extrativista Marinha Arapiranga-Tromaí
18/08 - Reserva Extrativista Marinha de Cururupu
25/08 - Reserva Extrativista Marinha Delta do Parnaíba (foco no MA)
26/08 - Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba (foco no PI)
Saiba Mais
- Pesquisadores brasileiros desenvolvem produto plástico antipoluente
- Estudo aponta soluções para reduzir impactos da invasão do peixe-leão
- Brasil tem potencial para juntar ecologia e economia, diz Marina Silva
- Ararinhas-azuis são soltas na natureza 20 anos depois de extinção
- Crise climática pode ser combatida com monetização de reflorestamento
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.