BRASIL - O Ministério do Meio Ambiente lançou, na ultima sexta-feira (9), em Imperatriz, o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Municipais. O objetivo é capacitar gestores, servidores, técnicos ambientais para colaborar com a estruturação de políticas públicas e alcançar a gestão ambiental compartilhada.
O programa será executado por meio de formação semi-presencial voltada aos gestores públicos, a distribuição de material didático-pedagógico sobre temas variados e a realização de oficinas e trabalhos em grupos.
“É no município que a conservação da natureza se pratica efetivamente e, sem benefício social, o ambiental acaba por não acontecer. Estabelecer uma situação de benefício mútuo entre meio ambiente e comunidades é condição indispensável para que o nosso trabalho seja bem-sucedido”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.
Durante o lançamento, foram apresentadas as áreas do ministério disponíveis para parcerias e citou políticas públicas que já estão sendo executadas no Maranhão. As ações que podem ser implementadas em direção ao desenvolvimento e à geração de renda, aliados à conservação e preservação do meio ambiente, como a criação de unidades de conservação (UC).
Saiba Mais
- COP29 fecha acordo climático, e chefe da ONU critica resultado
- Apenas 5% dos recursos dos oceanos são conhecidos, diz pesquisadora
- Estados Unidos formalizam apoio à conservação em visita de Joe Biden à Amazônia
- Desmatamento cai 55% na Mata Atlântica no primeiro semestre de 2024
- Projeto inclui ações de preservação ambiental no rol de atividades rurais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.