Justiça

Advogados serão treinados em processo eletrônico

Treinamento é oferecido gratuitamente pela Coordenação dos Juizados Especiais da Corregedoria Geral da Justiça.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

SÃO LUÍS - Na manhã da segunda-feira (28), servidores do Judiciário vão ministrar treinamento de um dia sobre o Processo Judicial Virtual (Projudi) aos advogados interessados em orientações sobre o uso do sistema. O treinamento, que ocorre no auditório da OAB, é oferecido gratuitamente pela Coordenação dos Juizados Especiais da Corregedoria Geral da Justiça.

Segundo a coordenadora dos Juizados Especiais, juíza Lucimary Castelo Branco, a iniciativa é fruto de proposta da Corregedoria à OAB em 3 de agosto, reiterada em 17 de setembro, com o objetivo de contornar dificuldades relatadas por advogados quanto ao uso do sistema.

De acordo com a magistrada, em resposta à proposta, a OAB confirmou em 22 de setembro o interesse em disponibilizar as inscrições aos advogados interessados. O técnico da diretoria de informática do Tribunal de Justiça, Daniel Cavalcante, e o secretário judicial do 7º Juizado, Kerlon Ricardo, irão treinar os advogados inscritos e esclarecer suas dúvidas.

"Ante as dificuldades relatadas e respondendo a reclamações de alguns advogados a Corregedoria e a Coordenação dos Juizados optaram por disponibilizar o treinamento", explica a Coordenadora Lucimary.

A Corregedoria já disponibilizou à OAB-MA o “Manual do Advogado”, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça, aos participantes do curso.

Celeridade

O Projudi, que substitui o processo físico (papel) pelo processo virtual, permite a consulta de processos e o ajuizamento de ações por dos advogados e partes devidamente cadastrados de qualquer lugar onde eles se encontrem. A entrada da ação, juntada de documentos e outros procedimentos relacionados a processos podem ser feitos via sistema o que promete maior celeridade processual.

No Maranhão, a utilização do sistema começou em fevereiro de 2007, no 11º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo (Anil). Atualmente, todos os juizados da capital estão virtualizados. O último juizado da região metropolitana de São Luís a ser virtualizado é o do Maiobão, na comarca de Paço do Lumiar, previsto para a segunda-feira (28).

Com informações da Corregedoria Geral da Justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.