IMPERATRIZ – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) certificou 43 pessoas com deficiência (PcD), em Imperatriz, na área de tecnologia da informação. A formação é continuidade do Programa Capacitar, desenvolvido pela parceria coma Suzano Papel e Celulose desde 201.
Os PcDs participaram do curso de qualificação profissional que durou quatro meses. Durante o período, foi oferecido o curso de operador de computador, com carga horária de 160 horas.
Ao todo, participaram dos cursos quatro portadores de deficiência auditiva, dois com deficiência visual e 37 com deficiência física, incluindo cinco cadeirantes. Todos os concludentes estão passando por um processo de identificação de potencialidades e podem ser contratados pela indústria de celulose ou por suas fornecedoras.
“O programa Capacitar é resultado de parcerias entre a indústria, o Sistema Fiema e o poder público para qualificar trabalhadores maranhenses para atender às demandas das empresas industriais da Região Tocantina e pela busca por mão de obra qualificada”, afirmou o diretor regional do Senai, Marco Antonio Moura.
Iniciado em 2011, já foram investidos R$ 11 milhões no Programa Capacitar, que treinou 5.493 pessoas em construção civil e montagem industrial, em cinco municípios da região: Imperatriz, Açailândia, João Lisboa, Governador Edison Lobão e Porto Franco. Ao todo, neste período foram 299 turmas.
Saiba Mais
- Conferência pede recursos para direitos de pessoas com deficiência
- Governo prevê ações para garantir direitos de pessoas com deficiência
- Linguagem reforça preconceito e barreiras para pessoas com deficiência
- Brasil tem mais de 18 milhões de pessoas com deficiência
- Preconceito atinge 3 em cada 4 pessoas com deficiência ao se deslocar
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.