Acessibilidade

Trânsito dificulta vida de deficientes físicos em Imperatriz

Imprudência e desrespeito às leis de trânsito deixam a situação ainda mais difícil.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h31

IMPERATRIZ – Hoje (11), Dia do Deficiente Físico, o Bom Dia Mirante mostrou que municípios maranhenses ainda descumprem a "Lei de Acessibilidade". Em Imperatriz, o trânsito complicado dificulta a vida dos deficientes físicos.

Veja, ao lado, na reportagem de Jeremias Alves e José de Ribamar.

A imprudência e o desrespeito às leis de trânsito deixam a situação ainda mais difícil para quem tem algum tipo deficiência. Para tentar conscientizar as pessoas sobre este problema, um internauta usou as redes sociais para mostrar os flagrantes no trânsito.

Por mais de uma hora, o veículo de passeio e a picape ocupam o espaço onde existe uma rampa destinada ao acesso dos cadeirantes. A aposentada com 80 anos anda com dificuldade. O desnível da calçada atrapalha os passos quase sem firmeza. A professora defende a criação de políticas publicas a favor dos deficientes físicos e visuais. Crítica a falta de acessibilidade, espera ver a realização de campanhas educativas para conscientizar os motoristas a ter mais respeito no trânsito.

A falta de consciência nas ruas e avenida tornou-se um problema crônico nas grandes cidades. Os cadeirantes são os que mais sofrem as consequências. Em um vídeo postado na internet no último fim de semana, um homem, mesmo mancando e na faixa de pedestre, tem dificuldade para atravessar a avenida. A TV Mirante localizou o que seria a vitima do caos e do desrespeito. Para a surpresa, a revelação: não é um deficiente físico, como mostram as imagens. O gerente de loja Júnior Sabas falou sobre o que levou ele a desafiar os perigos do trânsito. Apesar do susto por ter que enfrentar os veículos, fica o alerta.

A brincadeira que deveria ter sido levada a sério pelos motoristas foi gravada no cruzamento no Centro da cidade, considerado um dos mais movimentados. O gerente de loja em pouco mais de quinze minutos sentiu na pele o quanto é difícil ter o direitos respeitados. Em um único local, pane no semáforo, e como se não bastassem outros obstáculos que dificultam para quem passa pelo local.

Quem viu o vídeo na página da rede social, considera uma iniciativa interessante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.