CODÓ – Em Codó, uma iniciativa em favor da sobrevivência de um rio tão importante no Maranhão. É o rio Itapecuru. Em uma aula sobre degradação, os alunos do Senac viram de perto como a ação do homem ameaça a sobrevivência do rio.
Veja, ao lado, na reportagem de Acélio Trindade e Cândido Sousa.
Os jovens, de 15 a 20 anos, são do programa "Senac Aprendizagem". Na, nada de sala de aula, até as primeiras instruções foram dadas em praça pública longe das carteiras escolares e do que é convencional na relação ensino-aprendizagem. Depois, os alunos foram levados para um contato direto com a degradante realidade do Itapecuru.
Do alto da passarela para onde os alunos são levados, dá para se ter uma noção significativa da atual situação do rio no município de Codó e apesar dela estar assim há bastante tempo muitos a conheceram só hoje. Os ribeirinhos foram flagrados limpando área de preservação permanente para o plantio. As vazantes estão por toda parte devastando a mata ciliar. Visão impactante para os padrões de conhecimento, até então, do jovem estudante Cláudio Figueiredo Júnior.
O assoreamento inevitável depois deste tipo de ação toma forma no meio do leito. Jéferson se assusta, mas ainda ver solução. Os educadores consideraram que o objetivo, ao mostrar de perto a situação, foi alcançado. Agora é esperar que eles, conscientes, façam diferente do que presenciaram.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.