SÃO LUÍS - A AIDS continua avançando no município de Codó. Atualmente o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA – já acompanha 122 soropositivos, dos quais 55 são mulheres e 67 são do sexo masculino. Também estão sob acompanhamento 12 crianças nascidas de mães infectadas pelo vírus HIV, três delas já tiveram a doença confirmada.
A coordenadora do programa municipal de DST/AIDS, enfermeira Carla Manuela Santana Dias, afirma que este número pode ser bem maior. As estatísticas só não mais alarmantes porque, sobretudo, o público masculino, tem medo de passar pelo exame. “Eu peço aos homens, que este ano nós estamos com uma campanha direcionada a população masculina, que venha fazer o exame pra saber seu diagnóstico correto e é o ideal que nós temos agora que é conseguir, realmente, essa mudança de hábito do público masculino” afirmou.
Nas escolas
Entre os novos casos, os jovens estão aparecendo como maioria. Por esta razão, durante toda esta semana, o CTA vai intensificar o trabalho de palestras nas escolas públicas do município.
De acordo com Carla Manuela será um trabalho educativo, de conscientização. “Nós estamos direcionando à população jovem porque, inicialmente, é a nossa população que mais procura o CTA e que mais temos diagnóstico. Existem muitos jovens, meninos de 14 anos, 15 anos com diagnóstico positivo, então esta é nossa maior preocupação estar conscientizando essa faixa etária a ta vindo fazer o exame, a usar usando preservativo para diminuirmos os números entre os jovens” disse.
Mortes
De 1992 até hoje, o Centro de Testagem e Aconselhamento já registrou 10 mortes por AIDS em Codó. Muitos deixaram pra se cuidar tarde demais e acabaram não resistindo.“É uma coisa que hoje em dia não é para acontecer esta quantidade de óbitos, AIDS hoje em dia é uma doença que tem um acompanhamento, existindo um tratamento o paciente tem uma grande sobrevida, então não era pra tá acontecendo porque a gente pode está evitando com um diagnóstico precoce” , concluiu a coordenadora.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.