SÃO LUÍS - Trinta e uma escolas públicas e privadas de Ensino Infantil e Fundamental I de todo o Brasil foram premiadas por suas iniciativas em prol do brincar e do aprender pela experiência nas práticas escolares. A premiação faz parte da 3ª edição do Programa Pelo Direito de Ser Criança. A creche pública “Materno Infantil Vila Lobão” do município de Caxias foi uma das 26 vencedoras do prêmio ‘Boas Práticas do Brincar e do Aprender Pela Experiência’ e ganhou um brinquedo desenvolvido para potencializar a experiência do brincar.
A cerimônia de premiação foi realizada na última quarta-feira (20), e contou com a presença dos representantes de escolas premiadas e homenageadas, especialistas em educação e desenvolvimento infantil que participaram da comissão avaliadora, além de parceiros da iniciativa e representantes das secretarias estaduais de educação de todo o país.
Nesta 3ª edição do Programa, que recebeu mais de quatro mil inscrições de 895 municípios brasileiros, foram anunciadas as ‘Melhores Práticas’ e as ‘Boas Práticas’ para as categorias ‘Selo Aqui Se Brinca’ (destinada às escolas de Educação Infantil) e ‘Selo Aqui Se Aprende’ (destinada às escolas de Ensino Fundamental I). Durante o evento, receberam menção honrosa três instituições que possuem práticas consideradas relevantes e já vencedoras nas edições anteriores.
As cinco escolas premiadas como ‘Melhores Práticas’ das duas categorias receberão um parque educativo. Já as 26 escolas ganhadoras do prêmio de ‘Boas Práticas’, também para ambas as categorias, foram contempladas com um brinquedo desenvolvido para potencializar a experiência do brincar. Além disso, as escolas com as melhores práticas poderão indicar uma segunda escola para receber um prêmio idêntico ao seu, como forma de potencializar o incentivo à troca de experiências.
Das 31 escolas premiadas, 45% são públicas e 55% privadas, sendo 58% do Ensino Infantil e 42% do Ensino Fundamental I, das cidades de Atibaia, Bebedouro, Bragança Paulista, Cotia, Dracena, Itapeva, Jundiaí, Presidente Prudente, Santo André e São Paulo (SP), Itajubá e Uberlândia (MG); Rio de Janeiro e Niterói (RJ); Caxias (MA); Curitiba, Guarapuava e São José dos Pinhais (PR); Guaporé, Montenegro, Pelotas e Porto Alegre (RS); Joinville e Luzerna (SC).
Critérios de avaliação
As inscrições foram realizadas de agosto a dezembro de 2010. Foram consideradas escolas que brincam as que promovem atividades permanentes e continuadas do brincar e do aprender pela experiência, criam soluções criativas e eficazes para transpor obstáculos, incentivam o contato da criança com a natureza dentro das práticas escolares, valorizam a cultural local de seus alunos e da região onde a escola está inserida, e têm o brincar e o aprender pela experiência como tema de formação continuada de seus educadores.
O programa “Pelo direito de ser criança” é uma iniciativa de uma multinacional com atuação no Brasil com o apoio do Instituto Sidarta, uma organização sem fins lucrativos, criada com o objetivo de contribuir para a melhoria da Educação no país.
Com informações do Instituto Sidarta.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.