CAXIAS - Mais de 100 mil eleitores caxienses são esperados hoje para depositar seu voto nas urnas. A expectativa dos juízes eleitorais é de que o número de abstenções seja menor do que o detectado no último pleito, realizada em 2008, quando 20.549, de um total de 97.795, deixaram de votar.
Desde ontem, as urnas eletrônicas foram distribuídas nas escolas caxienses e em outros pontos da cidade que serão usados como seções eleitorais.
Para guardá-las e garantir a segurança do pleito, pelo menos 200 policiais militares (PMs) estarão distribuídos entre Caxias, Aldeias Altas e São João do Sóter, municípios que fazem parte da Comarca de Caxias e correspondem às 4ª, 5ª e 6ª zonas, respectivamente.
Os eleitores que vão votar hoje podem votar com qualquer documento oficial de identificação que tenha fotografia, mas não poderão votar apenas com o título de eleitor. Quem for exercer a cidadania deve estar atento a algumas mudanças nos locais de votação, divulgadas pelo Cartório Eleitoral de Caxias.
Mudança
Pelo menos 17 locais mudaram de endereço, o que pode confundir e atrasar o eleitor desatento. As seções 12ª,15ª e 16ª da 4ª Zona, que funcionavam na Escola Achiles Cruz, este ano funcionarão na Escola Lourdes Feitosa.
A 114ª seção, que funcionava no Centro Comunitário João Paulo II, funciona este ano na Escola Cônego Aderson. Já as seções 104ª, 121ª e 128ª, que antes funcionavam no Centro de Treinamento Dom Luís Marelim, também foram transferidas para a Escola Cônego Aderson.
Já as seções 106ª e 118ª, que antes funcionavam no Centro de Cultura, agora estão na Escola Paulo Marinho. Já as seções 112ª e 152ª, que funcionaram nas últimas eleições na Associação Recreativa Alecrim, agora funcionam na Escola Inácio Passarinho.
Outra mudança foi a transferência das seções 101ª, 125ª e 161ª do Centro Social Urbano para a Escola Antônio Rodrigues Bayma. As seções 73ª, 75ª e 77ª deixaram de funcionar na Escola Clóvis Vidigal e este ano funcionarão no Salão Paroquial Nossa Senhora das Graças.
A Justiça Eleitoral caxiense explicou que as mudanças de seções não prejudicaram os eleitores, até porque as transferências não aconteceram para locais distantes das seções antigas.
Aptos
Estão aptos a votar em Caxias, este ano, 102.388 eleitores. Destes, 53% são mulheres, o que totaliza 54.412 eleitoras contra 47.920 homens que comparecerão às urnas. Outro dado que também chama a atenção é que, desse total registrado pela Justiça Eleitoral, 92 mil se declararam solteiros.
Em Caxias, somente na 4ª Zona Eleitoral serão utilizadas para esta eleição 199 urnas eletrônicas, distribuídas em 57 locais de votação. Dezessete urnas são de contingência.
Como este ano serão escolhidos seis candidatos - presidente, governador, deputado estadual e deputado federal e senadores - será permitido aos eleitores levar uma cola no dia da votação para que não esqueçam os números.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.