Meu Primeiro Emprego

Jovens selecionados começam a trabalhar nesta segunda-feira

Setenta candidatos foram escolhidos para participar da 1ª etapa do programa.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h03

CAXIAS - Os setenta candidatos escolhidos para participar da primeira etapa do programa "Viva Meu Primeiro Emprego" começam a trabalhar a partir desta segunda-feira (7). É o caso de Thaís Silva de Almada, de 18 anos, que ainda frequenta o 1°ano do Ensino Médio na Escola Odolfo Medeiros e acaba de ingressar no mercado formal de trabalho.

"Estou ansiosa. Estou emocionada também porque pra mim é um sonho que eu estou realizando. Ter um trabalho era tudo que eu queria e vou dá o máximo de mim pra ficar na empresa pra onde eu vou quando o prazo de experiência terminar", prometeu a jovem.

Ao chegarem no campo de estágio os jovens terão que exibir ao empregador uma Carta de Apresentação e levarem sempre uma Ficha de Frequência, uma Ficha de Acompanhamento e um questionário de avaliação da empresa, que ficará na responsabilidade do estagiário. O bolsista também poderá avaliar as suas condições de trabalho.

Conforme as regras do programa, a empresa pode solicitar a troca do candidato por outro, que pode ser remanejado para outra empresa. Em caso de falta grave, o candidato será desligado do programa e só receberá o carimbo na Carteira de Trabalho, comprovando a experiência profissional adquirida, quem for até o final do programa, que tem uma duração de três meses.

Antes de serem encaminhados às empresas, os jovens passaram por um treinamento, onde aprenderam regras importantes sobre como se comportarem no trabalho.

Compete aos empresários atribuir tarefas à prática profissional do bolsista e oferecer vale transporte - o que ainda não se aplica ao município de Caxias -, as demais despesas bem como o registro profissional serão garantidos pelo governo do Estado.

Confira mais detalhes do programa:

- O programa não pagará hora extra nem adicionais noturnos;

- Nas ocupações que exigem plantão o bolsista deverá entrar em contato com o empresário assegurando a folga que lhe é devida;

- O aprendizado não dá direito ao bolsista de solicitar férias proporcionais, PIS, PASEP e adicionais de nenhuma natureza, uma vez que, legalmente, o selecionado está na condição de bolsista, o que não implica vinculo empregatício conforme a Lei n°6.345, de 3 de julho de 1995;

- É garantido ao bolsista seguro de Vida e Acidentes Pessoais em grupo durante o período de estagio.

Com informações da Secom/Governo do Maranhão/Caxias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.