Eleições

PF descarta irregularidades em urnas

Atualizada em 27/03/2022 às 13h23

SÃO LUÍS - O laudo técnico do Departamento de Polícia Federal concluiu que “não foram identificados sinais de violação física nos lacres e nos componentes físicos das urnas eletrônicas recebidas” na cidade de Caxias-MA. A perícia descarta todas as suspeitas de fraude nas urnas eletrônicas apontadas pela coligação "A melhor para Caxias” no primeiro turno das eleições municipais de 2008.

Assinado pelos peritos criminais federais Cláudia Gonçalves Duarte e Diogo Cunha, o laudo atesta que foram recebidas para exame nove urnas eleitorais modelo 1998 e uma urna modelo 2000 que, supostamente, teriam sofrido algum tipo de fraude na votação do dia 5 de outubro em Caxias, que fica a cerca de 300 quilômetros de São Luís.

O laudo constata que não houve divergências entre os resumos digitais dos arquivos contidos nas urnas eletrônicas publicados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os dados gerados a partir dos arquivos extraídos das urnas eletrônicas.

De acordo com a Polícia Federal, não foram identificados, nas urnas encaminhadas para a perícia, programas fraudulentos nem adulterações dos programas da Justiça Eleitoral. Também não foram encontrados arquivos contaminados por vírus nem inserção fraudulenta de programas nas urnas.

O laudo confirma que as urnas eletrônicas possuem instrumentos que permitem a verificação quanto a ocorrência de fraudes. Os peritos citam, ainda, a existência de mecanismo de segurança baseado em assinaturas digitais. E concluem que os dados contidos nas urnas estão de acordo com os resumos digitais divulgados pelo TSE.

Por fim, o laudo diz que os teclados de todas as urnas periciadas, além do teclado dos respectivos microterminais, foram testados e operaram normalmente.

As informações são da Assessoria de Comunicação do TRE-MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.