Mais de 5 mil fiéis participarão hoje da Procissão do Fogaréu

Jornal O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h48

SÃO LUÍS - Pelo segundo ano consecutivo, os fiéis de Caxias terão a oportunidade de participar da Procissão do Fogaréu. O evento é realizado pela Diocese de Caxias e será encenado pelo grupo teatral GAP. Marcado para acontecer hoje, a partir das 22h no adro da igreja Catedral, a procissão pretende reunir mais de cinco mil pessoas.

Durante a procissão serão encenados dois ato religiosos. O primeiro acontecerá no adro da igreja Catedral onde o grupo teatral GAP irá apresentar a tentação de Cristo pelo diabo, quando este rezava em companhia dos apostólos no Monte da Oliveiras, antes de ser preso.

Em seguida, a procissão sai pelas ruas da cidade com tochas acesas até chegar à igreja do bairro Cohab, onde haverá a encenação da prisão de Jesus Cristo finalizando a procissão.

SUCESSO

Para garantir o sucesso da apresentação houve o patrocínio de empresas locais. Serão utilizados equipagem de som e luz e ainda cavalos em que os figurantes, que representam os soldados romanos estarão montados durante a perseguição. A Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura não manifestaram qualquer tipo de apoio a realização do evento.

Caxias é a quinta cidade brasileira a instituir a realização da Procissão do Fogaréu. A mais antiga apresentação acontece na cidade de Goiás, conhecida como “Goiás Velho”, e há mais de 200 anos mantém a tradição ao celebrar a Semana Santa: todas as passagens bíblicas são encenadas nas ruas da cidade, tendo como ponto alto a Procissão do Fogaréu, em que o cortejo dos “farricosos” (encapuzados) persegue Cristo carregando tochas de fogo por ruas escuras - uma tradição proveniente de Sevilha, na Espanha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.