CAXIAS – Palestras educativas, realizadas semanalmente, têm servido de incentivo ao parto normal e realização de pré-natais pelas mães gestantes de Caxias. Segundo a diretora geral do hospital Materno Infantil Sinhá Castelo, Joseane da Costa Ximenes, cumprir a meta de 20% do total de partos realizados pelas maternidades, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1985, não tem sido fácil, mas tornou-se possível devido às ações de conscientização desenvolvidas no município. Cerca de 850.000 partos cesarianos desnecessários são feitos a cada ano na América Latina, segundo dados de estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde.
Na opinião de Joseane da Costa Ximenes, a opção por parto cesariano aumenta os riscos para a saúde das mães e bebês, como também os custos de cuidados médicos, se comparados com os partos normais. Mas o método é recomendado e realizado no hospital nos casos em que o parto normal representa algum perigo de morte para mãe ou o bebê. “Para o estado do Maranhão foi determinado uma taxa de 35% para os partos cesarianos e, em Caxias, essa meta deve ficar em torno dos 22%. Até o momento, estamos conseguindo cumpri-la”, argumenta ela.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.