Igrejas terão arquitetura recuperada

Imirante.com e O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h15

CAXIAS - As igrejas são alguns dos mais belos patrimônios e testemunhas de parte da história do povo de Caxias. A recuperação e, ao mesmo tempo, a preservação do projeto arquitetônico original das igrejas de Caxias são um dos mais arrojados investimentos que serão realizados pela Prefeitura na área da cultura.

O Projeto Monumenta prevê a inclusão das igrejas entre o patrimônio do Centro Histórico da cidade, que deverá ser preservado através do projeto Monumenta. O projeto, financiado com recursos do Banco Mundial, contempla municípios com população acima de 100 mil habitantes e, no Brasil, é executado em parceria entre o Ministério da Cultura e prefeituras municipais.

Um inventário realizado há seis anos sobre os bens imóveis de Caxias pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com a ajuda de pesquisadores caxienses, abre precedência legal para a aceleração da proposta de inclusão das igrejas entre os bens que serão recuperados pelo Projeto Monumenta.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é uma das seis mais importantes de Caxias e ainda preserva a fachada original da sua construção, no final do século XVIII. O templo teve sua construção iniciada em 1775, tendo sido concluído três anos depois por escravos que chegavam da África para trabalhar na lavoura de algodão. Na época, Caxias ainda era denominada Arraial das Aldeias Altas e só contava com 22 residências.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.