SÃO LUÍS - A cidade de Caxias e municípios vizinhos já estão integrados à campanha "Maranhão pela paz - violência não è legal".
Em solenidade realizada no início da noite de sexta-feira passada, dia 11, na Praça do Pantheon, a desembargadora Etelvina Ribeiro Gonçalves, acompanhada do ministro Edson Vidigal, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, de comitiva de desembargadores, juízes, promotores, prefeitos e lideranças políticas locais deu início ao processo de interiorização da campanha.
Durante o ato de lançamento foi assinado um termo de adesão em que o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e as Prefeituras dos municípios que compõem a regional de Caxias assumem o compromisso de desenvolver ações conjuntas de combate à violência. A regional de Caxias é integrada, além da comarca-sede, por mais seis comarcas e quatro termos judiciários, num total de 11 municípios. São eles: Caxias (e os termos de Aldeias Altas e São João do Sóter), Coelho Neto (e os termos Afonso Cunha e Duque Bacelar), Codó, Timbiras, Parnarama, Timon e Buriti Bravo.
Autoridades e a população elogiaram a importância do programa, que visa contribuir para a diminuição da criminalidade no Estado. O ministro Edson Vidigal afirmou que a iniciativa do Tribunal é digna de aplauso. "Pretende conquistar os corações e as mentes, para que a população tome consciência e acredite no império da lei contra a força bruta, e assim ampliar o espaço do diálogo, impor a paz e a tolerância". Vidigal, ao discursar no evento, argumentou que violência não se combate apenas com repressão. "O enfrentamento tem que se fazer de forma preventiva", defendeu.
Responsável pela coordenação da campanha na regional, o juiz Paulo Afonso Vieira Gomes, diretor do Fórum Des. Artur Almada Lima, disse que o lançamento foi apenas o primeiro passo da campanha e que acredita no engajamento da população no decorrer do processo. "Devemos cobrar mais ações políticas dos poderes públicos, pois não poderemos permitir que Estado e sociedade continuem omissos, reféns da violência que cresce a cada dia".
Representando o governador José Reinaldo Tavares, o gerente regional do Leste maranhense, Fause Simão, anunciou que o estado dará irrestrito apoio à campanha. "O povo de Caxias pode estar certo de que estaremos juntos em todos os momentos apoiando as ações e contribuindo para a diminuição da criminalidade no estado", argumentou. Quem também pretende estar ao lado dos parceiros do Tribunal é a Prefeitura de Caxias. "Vamos nos empenhar para que essa campanha não fique apenas no lançamento, mas que tenha uma continuidade com palestras educativas e ações efetivas para vivermos com mais tranqüilidade", garantiu a prefeita Márcia Marinho.
O prefeito de Timon, Chico Leitoa, que no ato representou o presidente da Federação das Administrações Municipais do Estado, Hildo Rocha, reforçou o alcance da "Maranhão pela Paz" e reafirmou o envolvimento dos prefeitos da região. "Iremos continuar promovendo ações de cunho social, mas também vamos atuar em medidas emergenciais de combate à violência".
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.