Caxias – Será realizado hoje e amanhã em Caxias o exame supletivo para os candidatos que se inscreveram durante o primeiro semestre desse ano. Os inscritos para os testes do ensino médio farão as provas nas escolas Duque de Caxias e Thales Ribeiro, enquanto os candidatos à aprovação no ensino fundamental farão as provas na escola Eugênio Barros, todas elas localizadas no centro da cidade. “A maioria dos candidatos que optam por fazer o exame supletivo são pessoas que já deixaram de estudar há algum tempo, ou que estudaram e acabaram sendo reprovadas apenas em uma ou duas disciplinas no máximo.
Com o teste supletivo, elas podem se preparar com antecedência e em casa. Esse exame não invalida de forma alguma a capacidade de aprendizado de cada candidato”, expõe Angela Vasconcelos, diretora Regional de Educação.
Correção - Ao todo estão inscritos para o teste 903 candidatos, sendo 576 prestando o exame para a conclusão do ensino médio e 327 para o ensino fundamental. Segundo a professora Ângela Vasconcelos, a elaboração dos testes bem como sua correção são de responsabilidades dos técnicos da Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH).
Cada candidato, que já se submeteu ao exame anteriormente e foi reprovado em alguma disciplina, pode fazer apenas a prova na qual não conseguiu aprovação. O resultado será emitido na GDH, em São Luís, quando o candidato é aprovado. O resultado demora em média até dois meses para ser divulgado. Os certificados serão entregues na sede da Diretoria Regional. “Quando o candidato aprovado está precisando do certificado, no caso para assumir ou comprovar o grau de escolaridade em algum emprego, ele pode receber o certificado direto em São Luís”, complementa a gerente regional Irene Soares.
Na avaliação da gerente, houve uma queda no número de candidatos ao supletivo nos últimos anos, devido aos programas sociais de incentivo à escolarização, desenvolvidos pelo Governo do Estado. De acordo com os dados da GDH, nos anos de 2000 e 2001 houve uma inserção quase total do número de crianças e adolescentes, com idades entre sete e 14 anos, nas salas de aula.
Nos nove municípios da jurisdição da Regional de Caxias, por exemplo, das 1.170.066 crianças e adolescentes em idade escolar, 1.608.23 estavam matriculados em 2001, perfazendo um total de 95,15% de escolarização nesse ano.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.