PRISÃO DOMICILIAR

Flávio Dino analisa pedido de liberdade de Bolsonaro

O novo habeas corpus foi apresentado por um advogado de Santa Catarina que não integra a defesa oficial do ex-presidente.

Ipolítica

Ministro do STF, Flávio Dino
Ministro do STF, Flávio Dino (Luiz Silveira / STF)

BRASIL - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino foi designado como relator de um habeas corpus que solicita a libertação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto. Nos últimos meses, o STF rejeitou pedidos semelhantes.

O novo habeas corpus foi apresentado por um advogado de Santa Catarina que não integra a defesa oficial do ex-presidente. Ele argumenta que houve constrangimento ilegal contra Bolsonaro no inquérito que investiga a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos em ações contra o Brasil.

Ao decretar a prisão preventiva de Bolsonaro no mesmo inquérito, o ministro Alexandre de Moraes apontou descumprimento reiterado de medidas cautelares, especialmente a proibição de uso das redes sociais.

Em 11 de setembro, a Primeira Turma do STF condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Após o trânsito em julgado da ação penal, a Corte determinará a execução da pena.

Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual do STF em novembro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, de modo virtual, entre os dias 7 e 14 de novembro, o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro contra a decisão que o condenou a 27 anos e três meses de prisão por crimes contra a democracia.

Na mesma sessão virtual deverão ser julgados os recursos de outros seis réus, todos antigos aliados do ex-presidente e que foram considerados o núcleo principal de uma tentativa de golpe de Estado que tentou manter Bolsonaro no poder mesmo após derrota eleitoral em 2022.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.