SÃO PAULO - Com faturamento de R$ 236 milhões em 2024, segundo a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), o Maranhão vem se destacando no setor óptico nacional. O crescimento de R$ 10 milhões em relação ao ano anterior reforça a presença do estado também em grandes eventos, como a Expo Óptica 2025, iniciada nesta quarta-feira (9), no Expo Center Norte, em São Paulo.
Considerada a maior feira óptica da América Latina, a Expo Óptica reúne até sábado (12) cerca de 130 expositores, entre fabricantes, distribuidores, importadores e representantes de óculos, lentes, armações, acessórios e equipamentos. O evento é promovido pela Abióptica e se consolida como vitrine de lançamentos, inovações tecnológicas e tendências de moda e saúde visual.
Nesta edição, a programação conta com a estreia da Rodada Internacional de Negócios, o Optical Business, em parceria com a ApexBrasil. A ação conecta 32 empresas brasileiras a compradores da América Latina e da Europa, promovendo o intercâmbio de produtos e ideias e fortalecendo o alcance internacional do design óptico nacional.
Para a diretora executiva da Abióptica, Ambra Sinkoc, o evento vai muito além da exposição de produtos, é o ponto de encontro de todo o setor.
“As pessoas vêm em busca de capacitação, inovação e oportunidades reais de negócios. É um espaço para valorizar tanto os grandes players quanto marcas independentes que trazem propostas autorais e criativas”, destacou.
Participação maranhense
Representando o Maranhão, a marca autoral Cattu, com sede em São Luís, participa pelo segundo ano da feira, desta vez integrando o espaço Highlight, voltado exclusivamente a marcas independentes que se destacam pela originalidade e pelo design com identidade.
“Estar aqui é importante não só para a Cattu, mas para mostrar que o Maranhão tem muito a contribuir com o setor. Acreditamos no design com propósito, que carrega cultura, história e autenticidade”, afirmou Carol Negreiros, diretora operacional da empresa.
Primeiras impressões
A feira atrai visitantes de todo o país. A vendedora Rose Momesso, de Bauru (SP), destacou a importância do evento para atualização profissional.
“A motivação é sempre abrir os horizontes, atualizar os conhecimentos e acompanhar a tecnologia. O design e os óculos feitos à mão me chamaram muita atenção neste primeiro dia”, contou.
Já a optometrista Márcia Elba, de Santa Cruz do Capibaribe (PE), participou da Expo pela primeira vez e comemorou o reconhecimento da sua área de atuação.
“Essa é a primeira vez que a optometria está oficialmente representada na Expo Óptica. É um marco importante. Viemos buscar novas tecnologias, trocar experiências e nos atualizar para oferecer um serviço ainda melhor em nossos consultórios”, disse.
A feira segue até sábado no pavilhão vermelho da Expo Center Norte.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.