NO CEARÁ

Prefeito é alvo da PF por usar lança-chamas em campanha

A operação autorizada pela Justiça Eleitoral foi provocada por notícia crime denunciando que o próprio prefeito usou indevidamente o equipamento incendiário em via pública.

Ipolítica

Hérberlh Mota
Hérberlh Mota (Divulgação)

BRASIL - O prefeito e candidato à reeleição de Baturité (CE), Hérberlh Mota (Republicanos), está sendo alvo da Polícia Federal por utilizar um lança-chamas durante campanha eleitoral. A Operação Protocolo III foi deflagrada para apurar possíveis crimes eleitorais e do estatuto do desarmamento. 

A operação autorizada pela Justiça Eleitoral foi provocada por notícia crime denunciando que o próprio prefeito usou indevidamente o equipamento incendiário em via pública, com perigo de incêndio e de gerar dano à integridade física de pessoas e de bens de terceiros.

“Foi apurado que essa ação temerária está diretamente relacionada ao contexto eleitoral, em que o uso do equipamento incendiário parece simbolizar poder e representar uma afronta à estabilidade pública, que deve ser preservada durante a propaganda política”, afirmou a PF, sem citar o prefeito.

O objetivo das buscas em endereço do prefeito é reunir provas para concluir o inquérito policial, bem como  apreender os artefatos e/ou equipamentos piromaníacos utilizados de forma ilegal por Hérberlh Mota.

Segundo a PF, o nome da operação Protocolo III é uma alusão ao documento da Convenção da ONU que proíbe e limita, desde 1980, o uso de determinadas armas convencionais que podem produzir efeitos traumáticos excessivos ou ferindo indiscriminadamente a população.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.