EM ANÁLISE

Câmara debate venda de medicamentos isentos de receita

A deputada Adriana Ventura pretende autorizar os supermercados e estabelecimentos similares venderam medicamentos que não precisam de receita médica.

Câmara dos Deputados

O debate atende a pedido das deputadas Adriana Ventura (Novo-SP)
O debate atende a pedido das deputadas Adriana Ventura (Novo-SP) (Reprodução)

BRASIL - A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (13), audiência pública para discutir a venda de medicamentos isentos de prescrição médica (receita) em supermercados.  O debate atende a pedido das deputadas Adriana Ventura (Novo-SP) e Ana Paula Lima (PT-SC) e será realizado às 17 horas, no plenário 7.

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) é relatora do PL 1774/19, que pretende autorizar os supermercados e estabelecimentos similares venderam medicamentos que não precisam de receita médica. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), medicamentos dessa natureza são aqueles aprovados pelas autoridades sanitárias para tratar sintomas e males menores, disponíveis sem prescrição ou receita médica devido à sua segurança e eficácia, desde que utilizados conforme as orientações constantes das bulas e rotulagens.

"A realização de audiências públicas permite que uma variedade de vozes seja ouvida, incluindo profissionais de saúde, representantes da indústria farmacêutica, acadêmicos, grupos de defesa do consumidor e cidadãos comuns", afirma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.