BRASÍLIA- A Procuradoria Geral da República (PGR), pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que convoque o senador Magno Malta (PL-ES) para prestar depoimento sobre a fala que associou a defesa do jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid, contra casos de racismo a associações de defesa dos animais.
No pedido, a vice-procuradora da República, Lindôra Araújo disse que os fatos são graves e demandam apuração. Segundo ela, a fala do parlamentar pode configurar em tese crimes de preconceito e discriminação.
De acordo ainda com Lindora Araújo, “o teor da mensagem do congressista tem o condão de possivelmente evidenciar o dolo [intenção] de uma conduta discriminatória e preconceituosa contra a comunidade negra”.
A PGR avalia que o depoimento é importante para definir os desdobramentos da apuração no STF.
Conselho de Ética
Diante das declarações o Psol, afirmou que apresentará uma representação ao Conselho de Ética do Senado, visando a apuração do caso e possíveis medidas disciplinares contra o parlamentar.
"É uma vergonha que um sujeito como esse represente o povo brasileiro. Isso apenas demonstra o nível da oposição bolsonarista que o Psol enfrenta diariamente no Congresso Nacional. Continuaremos combatendo os absurdos daqueles que têm no ódio e no preconceito seu único projeto para o Brasil", afirmou Guilherme Boulos, líder do Psol na Câmara dos Deputados.
As declarações de Magno Malta geraram grande indignação e repercutiram negativamente nas redes sociais. Diversas entidades e personalidades se manifestaram repudiando as falas do parlamentar, ressaltando a importância do combate ao racismo e a necessidade de promover a igualdade racial no país.
Saiba Mais
- PGR recorre de decisão que anulou condenações de José Dirceu
- PGR defende uso de câmeras corporais por policiais
- PGR denuncia deputado por racismo contra Silvio Almeida e injúria contra Lula
- Lula diz que vai escolher novo PGR com “mais critério”
- Procurador-geral da República defende responsabilização dos provedores de Internet por conteúdos ofensivos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.