Trabalho

Turismo volta a empregar no primeiro semestre de 2016

Dados da Fecomercio mostram que atualmente há 300 postos de trabalho a mais que em dezembro.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
(Foto: Daniel Guimarães/Governo de São Paulo)

BRASIL - O setor de turismo voltou a empregar e fechou o primeiro semestre do ano com 283 mil vagas, quase 300 postos de trabalhos formais a mais do que em 31 de dezembro de 2015.

Embora ainda tímida, após um pequeno recuo em 2015, a notícia de que o setor está empregando foi comemorada nesta quarta-feira (19), pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, durante reunião do Conselho de Viagens e Eventos Corporativos (CEVEC), da Fecomercio, em São Paulo.

"Vivemos um dos momentos mais desafiadores dos últimos anos e, dentro desse cenário, poucos setores têm a capacidade de gerar renda, divisas e empregos como o turismo. O resultado da pesquisa que vimos aqui hoje é a prova disso. Assim como em São Paulo, verificamos que vários segmentos do turismo continuam a empregar e gerar renda para o país”, afirmou o ministro.

Durante a reunião, Beltrão citou, ainda, a necessidade de diálogo permanente entre o governo e a iniciativa privada. “Precisamos destravar a burocracia para crescer. A iniciativa privada precisa chegar a parques nacionais, orlas, praias e florestas. Preservar não é inviabilizar, mas criar estratégias econômicas sustentáveis para o uso e manejo adequado dos recursos naturais”, concluiu.

Parceria

A presidente do CEVEC, Viviânne Martins, apresentou os objetivos e agendas do Conselho e dos grupos de trabalho em andamento - dados, promoção e comunicação, advocacy e educação. Viviânne falou, ainda, sobre a necessidade de modernidade e sustentabilidade do setor.

"Precisamos trabalhar em parceria. O setor privado está avançando nas pautas para geração de empregos e renda para o País, mas é fundamental que o governo esteja conosco nessa luta. O ministro se mostrou muito disposto em trazer o turismo para o lugar que ele merece estar, de valorização e reconhecimento", disse.

O encontro contou com a presença de cerca de 30 conselheiros executivos e consultivos da entidade. Durante a apresentação, todos os representantes tiveram a oportunidade de apresentar seus segmentos, pleitos e potencial de impacto na economia.

Em sua fala, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko, reforçou a necessidade de um trabalho de formação no setor. “O turismo é a verdadeira economia da felicidade e é muito importante a promoção de cursos de qualificação das pessoas que lidam transversalmente em todo o turismo”, aconselhou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.