SÃO PAULO - Atualmente, não basta ter um diploma universitário para ser considerado apto e valioso para o mercado de trabalho. Quem não vai além, buscando fazer cursos paralelos, se especializando, e, de forma geral, se superando sempre, não possui uma boa chance de ser contratado para empresas de grande porte, por ser considerado desatualizado das demandas que o mercado exige.
Nessa realidade competitiva à qual as pessoas estão começando a se acostumar, uma prática começa a virar tendência entre profissionais de alto calão que querem se diferenciar; o coaching. Entretanto, por ser algo que ainda não está muito difundido na sociedade, muitas pessoas não conseguem definir com precisão o que é, em si, esta nova forma de treinamento. Segundo Camilly Gabry, que atua como coach de políticos, carreira e desenvolvimento de competências, a dificuldade de entender o significado da prática vem do estranhamento dela, por parte de alguns. "De forma resumida, podemos dizer que o coach é o método de desenvolvimento humano que tem como objetivo elevar a performance de um indivíduo, grupo ou empresa, por meio de ferramentas e métodos em parceria com o profissional certificado", explica.
Ela, que possui formação tanto pela Academia Brasileira de Coaching e pelo Instituto Internacional Japonês de Coaching, acredita veementemente que o coaching pode ser responsável por mudanças significativas na vida de alguém. "Esse processo é estruturado de forma a maximizar seus resultados. Assim, a pessoa é incentivada a realizar as mudanças que deseja na sua vida, mas, por falta de apoio ou rumo, nunca foi capaz de realizar. A ideia em si é a premissa de 'sair do lugar atual e alcançar seu objetivo, da melhor maneira possível', e é isso que eu, como coach, proporciono para meus clientes, os coachees (quem se submete ao processo)", observa.
Camilly, que também é formada em Direito e, atualmente, é colunista do Jornal Folha do Rio de Janeiro, pontua que, para quem segue ou deseja seguir carreira política, o coaching pode oferecer ainda mais resultados. "O coaching político, como o nome já indica, possui uma abordagem específica para os políticos, candidatos e suas equipes, desenvolvendo não só estratégias de campanha, como também planejando uma carreira política. O coach, então, promove autoconhecimento e alinha valores, para que suas ações estejam de acordo com o que a sociedade espera de um detentor de poder", afirma.
A profissional finaliza, lembrando que, para que o processo dê certo é necessário não só dedicação por parte do coachee, como também profissionalismo e conhecimento do coach. "Contratar um profissional habilitado é fundamental para que sua mudança de vida ocorra da melhor maneira possível", conclui.
Saiba Mais
- Jornada 6x1 divide entidades de trabalhadores e patronais
- Fim da escala 6x1 beneficiará mulheres, diz ministra
- Caged registra criação de 247 mil postos de trabalho em setembro
- Mais de 2 mil vagas com carteira assinada são criadas no MA em agosto, diz Caged
- Brasil gerou mais de 235 mil novos postos de trabalho em agosto
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.