BALSAS - Mais de mil homens do Corpo de Bombeiros estão trabalhando em um campanha no interior do Maranhão que visa apagar focos de incêndio, que já cresceram 73,5% apenas no mês de julho. A campanha "Maranhão sem queimadas" vai até 30 de novembro e tem como alvos as regiões dos municípios de Balsas e Mirador, que registraram o maior número de focos de incêndio em 2020.
De acordo com o major Felipe Silva, do Corpo de Bombeiros, as principais causas para as queimadas no Maranhão são naturais, por causa do clima quente, e a ação criminosa do ser humano. "Natural por causa da baixa umidade do ar, altas temperaturas, vegetação seca e irradiação solar. Por ação do homem, pois alguns ainda não tem os cuidados devidos com limpeza de terreno e lançam ainda pontas de cigarro, e às vezes garrafas de vidro, na vegetação seca, o que, com a irradiação solar, faz a vegetação pegar fogo em condições favoráveis de temperatura, pressão e umidade do ar", disse o major, em entrevista ao G1 Maranhão.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que, ao todo, foram 1871 focos de incêndio nos biomas cerrado, caatinga e amazônia, enquanto em 2019 ocorreram 1078 focos de queimadas.
Saiba Mais
- Brasil tem 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo em nove meses
- Governadores pedem punição rigorosa para incêndios criminosos
- Chefes dos Três Poderes discutem aumento de penas a crimes ambientais
- Governo anuncia R$ 514 milhões para combater incêndios florestais
- Delegado da PF diz que há indícios de ação coordenada em incêndios
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.