Meio ambiente

Audiência sobre Rio Mearim reúne centenas em Bacabal

No evento, realizado na sexta-feira, sociedade civil lançou abaixo-assinado em defesa do meio ambiente.

Mirante FM de Bacabal

Atualizada em 27/03/2022 às 12h33

BACABAL - Está em curso no Maranhão uma mobilização estadual pela defesa da criação e instalação do Comitê Gestor do Rio Mearim, com a realização de eventos (oficinas e audiências) em vários municípios maranhenses. No dia 16 de setembro, sexta-feira, foi realizada em Bacabal, em parceria com a sociedade civil e poderes públicos, uma audiência pública sobre o assunto.

A audiência pública contou com a presença expressiva de ativistas socioambientais da Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente, da Regeama, associações comunitárias, alunos e docentes universitários da Uema, UFMA, Febac, Faesf, professores e coordenadores da rede municipal de ensino, sindicatos de classes, pastorais sociais da Diocese de Bacabal, representantes de colônias de pescadores, quilombolas, Sema, secretários municipais de Meio Ambiente, Educação, Cultura, Obras, redes de cidadania, mídias, promotores de Justiça e outros interessados de vários municípios da região do Mearim.

Toda essa mobilização social em defesa do Rio Mearim é oriunda de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), feito pela Promotoria de Justiça da Comarca de Pedreiras, em 2007, pelo então promotor Washington Luiz Maciel Cantanhêde, numa articulação com representantes da sociedade civil e, posteriormente, assinado por gestores municípios da referida comarca.

Apesar da grande mobilização sobre o assunto e da presença de alguns prefeitos dos municípios da região, o prefeito de Bacabal, Raimundo Lisboa, não participou da audiência realizada na cidade. Um assessor o representou no evento.

Preocupados com o a questão socioambiental, algumas entidades bacabalenses da sociedade civil lançaram, durante a audiência pública, um abaixo-assinado para coletar assinaturas durante alguns meses, que, posteriormente, será encaminhado para as autoridades competentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.