Bacabal

Juiz concede prisão domiciliar a onze presos de Bacabal

Novamente, o juiz Roberto de Paula manda detentos para casa pelas más condições das prisões.

Imirante/Mirante FM de Bacabal*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h42

BACABAL - O juiz Roberto Oliveira de Paula, titular da 2ª Vara da Comarca de Bacabal, determinou, na manhã desta terça-feira (1º), a mudança de regime no cumprimento de pena dos presos. Os onze presos, cujos processos são originários da 2ª Vara, estão sendo mandados para casa, onde ficarão em prisão domiciliar. O delagado Jader Alves está cumprindo a decisão judicial.

Os onze presos são: Paulo dos Santos Silva, Cristiano Lima Almeida, Ronildo Pires Dutra Maciel, Antônio da Silva Lima, Edson da Silva Marques, Manoel Cardoso Oliveira, Adolfo Marques Cardoso, Ana Paula Silva de Almeida, Francisco Santos Viana, Pablo Werndel Oliveira Sousa e Evandro Lima.

Essa é a quarta vez que o juiz Roberto de Paula determina a prisão domiciliar de presos de Bacabal. Em todas elas, agiu sob o argumento das péssimas condições em que os presos são colocados nas delegacias, indo contra o que reza a Constituição Federal.

A primeira vez foi em abril de 2009. Em dezembro daquele ano, foram mandados oito presos para casa. Em março de 2010, o juiz Roberto de Paula interditou as delegacias de Bacabal, Lago verde, Bom Lugar e Lago Açu. Quanto aos presos, 23 ficaram em carros de polícia aguardando que a Secretaria de Segurança Pública providenciasse a transferência. A situação perdurou durante todo aquele dia, sem que houvesse uma solução. No início da noite, a Secretaria respondeu que não havia vagas para transferência para nenhum presídio do Estado. O juiz determinou então que os presos fossem entregues em suas casas, para cumprir prisão domiciliar.

Em todos esses episódios, a Secretaria de Segurança Pública emitiu nota de que, em pouco tempo, seria retomada a construção do presídio de Bacabal.

No último domingo (30), a situação precária do sistema carcerário maranhense foi retratada em uma reportagem especial do progama Fantástico, da Rede Globo. Nela, foi destacada a situação de presos de Bacabal que estavam confinados em uma cela ao ar livre, sem teto, apenas com grades, como uma gaiola. Os presos ficaram debaixo de chuva durante toda uma noite. A situação chocou a população, apesar de tantas denúncias que já vinha sendo feitas há anos, pela imprensa maranhense.

*Com informações de Louremar Fernandes.

Veja as imagens feitas pelo repórter da TV Mirante Sidney Pereira, na galeira de fotos abaixo.

Juiz concede prisão domiciliar a onze presos de Bacabal

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.