Lago Verde

Prefeito afastado recorre à Justiça

Em sessão extraordinária, os vereadores afastaram o prefeito e deram posse ao vice Olivar Lopes.

Louremar Fernandes/Mirante FM Bacabal

Atualizada em 27/03/2022 às 13h00

SÃO LUÍS - Na manhã de ontem (5), vereadores da cidade de Lago verde aprovaram o afastamento do prefeito Raimundo Almeida. Na sessão, três vereadores se posicionaram contra a manobra.

Raimundo Almeida foi eleito com 51,68% dos votos. Ele derrotou Francisco Coquinho Ferreira da Silva, que era o prefeito e tentava a reeleição. Seu vice, e principal articular do plano para afastá-lo da prefeitura, é o policial rodoviário aposentado e pecuarista Olivar Lopes.

Prefeito e vice estão rompidos desde o inicio da administração. Os desentendimentos, pelo que se tem notícia, começaram na composição da equipe de governo. O vice teria condicionado uma convivência pacífica caso fosse dado a ele o comando das secretarias de saúde e obras.

Daí em diante, Olivar Lopes se constituiu no principal adversário do prefeito Raimundo Almeida. Aos poucos granjeou a simpatia dos seis vereadores e até do ex-prefeito Francisco Coquinho. Vez ou outra, o grupo tem sido visto nas emissoras de TV de Bacabal apresentando denúncias contra o prefeito. Numa das aparições, do Francisco Coquinho criticou severamente a situação da saúde no município, disse textualmente: "a saúde tá esquecida. Lá só tem uma ambulância velha, deixada pela administração passada". Na empolgação do momento, Coquinho deve ter esquecido que foi ele quem deixou a tal ambulância velha para a atual administração.

O grupo de oposição não se preocupou até o momento em esclarecer o que realmente critica ou denuncia. Ouve-se, em síntese, que o concurso público realizado no ano passado, teria sido forjado em seu resultado. O curioso do fato é que não se tem notícia de ação ajuizada no Ministério Público contestando o concurso.

O ato de defenestração do prefeito Raimundo Almeida foi meticulosamente preparado. Tanto que os vereadores oficiaram para o 15º Batalhão em Bacabal, solicitando reforço. Órgãos de imprensa foram avisados e o vice-prefeito estava a postos, para assumir seu novo posto. Por mais curioso que possa parecer, até viaturas da Policia Rodoviária Federal estavam a postos no local do episódio, num total de três viaturas com seus respectivos contingentes.

A população de Lago Verde parece não digerir bem o caso. O prefeito goza de boa popularidade, tanto que muitas pessoas se postaram em frente ao prédio da prefeitura e não permitiram que o vice-prefeito assumisse o comando do município.

A tarde, os advogados do prefeito entraram com um mandato de segurança na 1ª Vara da Comarca de Bacabal, contra a decisão da Câmara em afastar o prefeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.