SÃO LUÍS - O Boi da Lua, sotaque de orquestra, acaba de lançar seu mais novo EP. O trabalho, reunindo toadas inéditas e autorais, é intitulado “Trupiada da Ilha” e já está nas principais plataformas digitais.
O álbum marca um novo capítulo na trajetória de 32 anos do batalhão do bairro João Paulo, em São Luís, reafirmando sua relevância na cena cultural do Maranhão e do Brasil.
As faixas são "Trupiada da Ilha" (Eulálio Figueiredo e Allysson Ribeiro), "Boi da Lua" (César Teixeira), "Bordado na Areia" (Samir do Cavaco), "A Lenda da Vitória Régia" (Allysson Ribeiro), "Candeeiro da Paz" (Zé Paulo), "Só no Balançado" (Tunai Moura) e "Boi Guerreiro" (Samir)
O time de vozes do novo EP conta com Allysson Ribeiro, Tunai Moura, o italiano Andrea Maio e Anair. Os quatro imprimem energia, emoção e personalidade às toadas, resgatando o melhor do bumba meu boi e promovendo sua renovação constante.
Para Allysson Ribeiro, poeta e cantador, o lançamento tem um significado especial. “Esse lançamento nas plataformas digitais no dia do meu aniversário é marcante e traz uma comemoração especial com esse boi que eu amo e faz parte da minha vida”.
História
Fundado em 1993 a partir do incentivo da saudosa Mirtes Rocha, o Boi da Lua tornou-se referência entre os grupos de bumba meu boi do sotaque de orquestra e tem como Presidente Washington Coelho. Ao longo de sua história, coleciona premiações em arraiais tradicionais, festivais e eventos nacionais e internacionais, além de exibições em programas de TV e reconhecimento de instituições como Correios, Rádio Universidade FM e até da cidade italiana de Viterbo.
A essência do grupo reside tanto na exuberância de suas indumentárias, fruto da arte manual dos próprios integrantes, quanto em suas coreografias e encenações do auto do bumba-meu-boi, contando hoje com cerca de 140 componentes, entre amos, índias, vaqueiros, músicos e personagens típicos.
O Boi da Lua é, atualmente, Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura com o projeto “Ponto de Guarnicê”, atuando na oferta de oficinas, cursos e ações de valorização da cultura popular, especialmente no bairro do João Paulo.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.