PH: Família Salgueiro em Portugal
E mais: Réveillon e expectativa
Em frente
A roda do tempo não para. O Sol se põe, e o Sol se levanta. Vai-se um ano, e outro vem. Do 2024 que vira passado, ficam as recordações, as boas e as más, os avanços da humanidade, e também uma pletora de manifestações da selvageria, da impiedade, do egoísmo, da arrogância e da violência da natureza humana, que a civilização ainda não conseguiu apagar.
Guerras, catástrofes, injustiças, corrupção. Mas também avanços da ciência e da tecnologia capazes de ampliar a perspectiva e a qualidade da vida.
Virada a página, eis 2025, que renova as esperanças e os propósitos. Para o Maranhão, um tempo de reconstrução. Olhemos todos à frente. Vamos arregaçar as mangas, e acreditar sempre em nossa capacidade de construir um mundo melhor para nós e para todos.
As superstições
Digam o que quiserem das superstições, elas sempre causam efeito. Mulher já gosta de se vestir bem e gastar com roupas o ano inteiro, então é claro que no último dia do ano, dia de pedir, de agradecer, de lançar a mão à sorte e quimeras para o novo ciclo que começa, não poderia ser diferente.
Nessa época em que lojas e shoppings centers estão abarrotados de pessoas indo às compras, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos e Sócioeconômicos tem um aviso não tão surpreendente assim para dar: quem for seguir à risca a regra da compra da roupa nova para o Ano Novo, vai gastar mais agora do que gastou em 2023.
De acordo com o estudo, mesmo com a diversidade do vestuário, os preços ainda continuam bastante elevados, o que dificulta a vida de muitos consumidores.
As superstições...2
Tenho uma amiga que adora superstições de Ano Novo: come lentilha, pula ondas, pula da cadeira, e claro, compra roupa nova para a virada.
Esse ano, ela calcula um gasto médio de R$ 800 e não sente que tenha gasto tanto mais em relação ao ano passado.
“Comprei calcinha amarela, pra atrair dinheiro, e roupa branca com detalhes rosas. Eu não pesquiso muito, não, vou atrás do que me cai bem, mas acho que gastei mais ou menos o que gastei no ano passado. A diferença é que ano passado comprei só um biquíni novo e uma canga, porque passei na praia, era algo mais despojado. Esse ano estou quase certa de que vou passar a virada em São Luís, então escolhi roupas que combinassem com cidade e com praia, no caso de haver mudança de planos', diz ela.
Nova forma de escrever
Dia 1º de janeiro é feriado no mundo todo. No Brasil, tomam posse prefeitos e vereadores eleitos em outubro de 2024. Como o dia é de transformações, vale lembrar: no mesmo dia completa 15 anos que entrou em vigor no Brasil as novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Uma tentativa acadêmica de atenuar diferenças na norma culta do idioma que se fala no Brasil e em sete outras nações integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Desde 1991 busca-se a efetivação dessa gramática remoçada. Livros didáticos e dicionários foram alterados, obras literárias e técnicas passaram por adequações. Programas de computador que editam textos sofreram as adaptações necessárias. Tudo a um custo pesado para editores e proprietários de direitos autorais.
Dos componentes da CPLP, o Brasil foi o primeiro a adotar as inovações. Mas sabe o que muda no seu falar e no de 230 milhões de semoventes? Nada.
A mudança foi só na forma de escrever.
Bebidas e inflação
Quem vai aproveitar as festas de virada de ano para confraternizar entre amigos e familiares enfrentará custos mais altos na hora de comprar bebidas alcoólicas em São Luís.
A prévia da inflação de dezembro, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou uma alta de 16,86% nas bebidas e infusões no geral, no acumulado do ano, até a primeira metade do mês.
Mais especificamente, a cerveja teve reajuste de 7,07%, e outras bebidas alcoólicas ficaram 5,72% mais caras.
Preço da carne vai subir
Fazer churrasco ficará mais custoso no ano que vem. O preço da carne já tem pesado no bolso dos maranhenses, e a expectativa é de que, em 2025, ele fique ainda mais elevado, segundo fonte do setor agropecuário ouvido pela coluna.
O IPCA 15, do IBGE, apontou um reajuste de 7,71% na comparação mensal, até metade de dezembro, e de 16,34% no acumulado do ano.
No mês, o item que ficou mais caro foi o peito (11,11%), seguido do filé mignon (10,94%), da capa de filé (10,48%) e do acém (10,18%).
Já no ano, os tipos de carnes que tiveram as maiores altas foram a pá (23,84%), o filé mignon (22,48%), o peito (22,37%) e o acém (19,07%).
Há quem afirme que, em 2025, o preço da carne terá valores bem maiores, principalmente por causa do grande volume de fêmeas prenhas abatidas em frigoríficos neste ano.
Agricultura e crédito
Do total de agricultores familiares nas regiões Norte e Nordeste, 90% estão fora do acesso ao crédito, segundo um levantamento realizado com base em dados do IBGE.
Ou seja, onde o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) deveria impulsionar a agricultura familiar, ela vem desaparecendo.
A contradição, neste caso, é evidente: enquanto a produção agrícola cresce, os benefícios não chegam a quem precisa.
Réveillon e expectativa
Passado o Natal, as lojas de São Luís estão todas focadas no Ano-Novo, e a expectativa do Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas (Sindilojas) é de que haja um crescimento nas vendas entre 3% e 5%, sendo que o número pode ser maior ou menor, dependendo de fatores regionais.
Mas, como a capital maranhense tem grande importância, principalmente no que diz respeito à entrada de pessoas de outras regiões neste período, a demanda deve ser alta nos próximos dias.
DE RELANCE
O mundo mudou
Depois de um ano em que se festejava tudo – recorde de vendas, de crescimento de empregos, de prestígio do presidente, da felicidade per capita dos brasileiros –, eis que, não mais que de repente, o mundo mudou. E o Brasil foi atrás.
Estamos pisando em 2025 com os nervos à flor da pele, assustados pelo desemprego, pelo aquecimento global, pela falência da saúde pública e pela falta de segurança.
A propósito: acendeu a luz amarela de atenção na cabine de controle das contas fiscais do Governo Federal. Para os economistas, a desaceleração da economia brasileira, por causa da crise, reduzirá as receitas do Tesouro Nacional.
Destino brasileiro
Com a alta do dólar, as rotas turísticas internacionais que alegraram as férias da classe média alta nos últimos anos, cederam espaço para destinos brasileiros.
Pesquisa realizada recentemente, aponta as praias do Nordeste, sobretudo Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, como os novos destinos dessa turma.
O Ministério do Turismo agradece.
Café e excesso
Um estudo sueco sugere que o consumo de café em excesso pode provocar uma diminuição no tamanho dos seios de algumas mulheres.
A pesquisa, publicada na revista British Journal of Cancer, acrescenta que a diminuição ocorre por conta de uma variação genética que atinge cerca de 50% das mulheres, e apenas entre aquelas que ingerem três ou mais xícaras de café por dia.
Primeiro samba do ano
O primeiro samba do ano já tem data e endereço. O evento será realizado no dia 1º de janeiro, às 16h, no Casarão Beira Dumar, na Avenida Beira-Mar, com entrada pela Praça Gonçalves Dias. A iniciativa é da Anderson Melo Produções. Os ingressos estão disponíveis na Bilheteria Digital ou por meio do WhatsApp (98) 98329-0016.
Primeiro samba do ano 2
A festa de boas-vindas a 2025 ao som do ritmo mais popular do Brasil reunirá os grupos Argumento, Feijoada Completa, Dois é Bom, Samba de Reis e a banda Mix in Brazil, bem como o DJ Sérgio Balata, que se apresentará no espaço pela primeira vez.
Bicho Terra na virada
Um dos mais animados grupos artísticos do Maranhão, o Bicho Terra está confirmado na grande festa da virada na Avenida Litorânea, organizada pelo governo estadual. O grupo originário da Madre Deus é a cara do Carnaval e não poderia faltar no evento que é, na verdade, o primeiro grito oficial do entrudo. Capitaneado peça Companhia Barrica, o Bicho Terra subirá no palco logo após a apresentação de Erick Andrade, tendo nos vocais os cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão.
Bicho Terra na virada 2
O Bicho levará suas canções mais conhecidas e que estão na boca do povo maranhense. Em seguida, entrará o Grupo Argumento, que promete embalar o público com muito samba e pagode. A cantora Fabrícia dará continuidade à celebração com um repertório animado. Depois, entram Murilo Huff, Oludum e Natanzinho Lima. A estimativa é que 200 mil pessoas participem do Réveillon na Avenida Litorânea. O evento também movimentará a economia local, com 1.500 prestadores de serviços diretos e indiretos envolvidos.
Réveillon na Praia
A Acontece Produções e Reprise Produções estão juntas para mais uma edição do Réveillon Na Praia, que será realizado na Casa dos Smiths. A festa contará com um line-up de tirar o fôlego, formado por Kelly Pablo, Thiago Freitas, Núzio, Lucas Lipe, Allyson Tavares e DJ Tiago, que prometem agitar a noite de Ano Novo com um repertório especial.
Novos Cursos de MBA
A Faculdade de Negócios Faene, instituição com sede no bairro Angelim, deve lançar mão de novos MBAs em 2025. Um dos cursos será focado em Inteligência Artificial e Gestão de Dados, algo inédito no Maranhão. Outro será na área de Qualidade e Projetos, de forma integrada. Um terceiro curso integrará as áreas de Segurança do Trabalho e ESG, que trata, por exemplo, de meio ambiente e governança.
Novos Cursos de MBA 2
A faculdade tem conquistado um lugar de destaque no rol das instituições de ensino sérias e de qualidade no Maranhão, inclusive encabeçando projetos inovadores, como é o caso do MBA 'Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem”, em parceria com o Hotel Blue Tree.
Para escrever na pedra:
“Uma pessoa adorável vive em um mundo adorável. Uma pessoa hostil vive em um mundo hostil: tudo que você encontra é o seu reflexo”. De Ken Keynes Jr., escritor norte-americano.
TRIVIAL VARIADO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dito a interlocutores que não antecipará o debate eleitoral sobre a sua sucessão. Ele afirma que o interesse em antecipar o processo eleitoral é da oposição, mas que espera que os adversários trabalhem para “ajudar o país a ir para a frente”.
Varejo, fabricantes de equipamentos e consultorias reconhecem que 2025 será um ano desafiador para o comércio de eletroeletrônicos, com estagnação nas vendas de computadores e celulares – dois dos itens que mais avançaram nos últimos anos.
No capítulo: em um contexto de crédito escasso e volatilidade do câmbio, o mercado será obrigado a compensar o aumento dos custos de produção com reajustes de preços, situação esperada para este começo do ano.
Pesquisa: as viagens são uma das prioridades entre os objetivos dos brasileiros – superando, inclusive, a compra ou troca de carro.
Sorte: a probabilidade de acertar as seis dezenas da Mega da Virada 2024 com uma aposta simples é de 1 em 50 milhões.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou na sexta-feira (27) a 7ª edição do Boletim Panorama – Saúde Suplementar. O relatório, que analisa o mercado de planos de saúde no 3º trimestre de 2024 com dados até outubro, apontou um aumento de 26,8% nas despesas com planos de saúde.
Em tempo: o número de beneficiários também aumentou em 1,7%, chegando a 34 milhões.
Alerta aos alunos estrangeiros: Universidades dos EUA estão aconselhando estudantes estrangeiros a retornarem mais cedo das férias de inverno em meio a promessas de novas políticas migratórias e anúncios de deportações em massa de Donald Trump, que toma posse em 20 de janeiro.
Em novembro, a aviação civil brasileira bateu um recorde histórico, transportando mais de 2,1 milhões de passageiros em voos internacionais.
No assunto: o número representa um salto de 14% em relação ao mesmo período de 2023, quando 1,8 milhão de pessoas viajaram para o exterior. O indicador continua em alta pelo 44º mês consecutivo.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.