Sorte, fartura e dinheiro

Cinco simpatias para manter a tradição no Réveillon

Veja as simpatias mais executadas na virada do ano.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 29/12/2024 às 12h29
Caroços de romã são garantia de dinheiro no bolso o ano inteiro
Caroços de romã são garantia de dinheiro no bolso o ano inteiro (Foto: Reprodução)

A tradição das simpatias para atrair prosperidade, saúde e paz sempre se destaca na virada. Essas superstições são uma janela de pensamentos positivos direcionados ao ritual indicado. Abaixo, os significados das mais comuns e fáceis de fazer:

Uvas

Pular ondinhas, usar roupa nova e até tomar champanhe em taça de cristal. Tudo isso está conectado às simpatias. No entanto, há uma tradição ligada às frutas que são centenárias e que se perpetuam até hoje, como é o caso do consumo das 12 uvas na virada.

Esse costume em particular está ligado ao ano de 1909. Nessa época, o rei espanhol Alfonso XIII incentivou a população a comer 12 uvas para as 12 badaladas, assim, para cada uva, um pedido deveria ser feito. 

Esse hábito se deu porque a colheita nas vinícolas havia sido muito farta e era necessário dar saída para o produto perecível que estava em estoque. 

Há quem acredite ter sido apenas uma jogada de marketing como também quem afirme ter conquistado os pedidos desejados. Na dúvida, confira, a seguir, como funcionam as 5 simpatias da virada.

Maçã verde

A maçã verde é relacionada à purificação e por isso é usada para afastar o mal olhado. Alguns adeptos desta simpatia afirmam que o melhor é comer a maçã e, logo em seguida, guardar o caroço durante todo o ano que se inicia em algum lugar secreto.

Romã

Associada à prosperidade, fartura e fertilidade, a romã tem nas suas sementes a força da simpatia. Para quem for fazer, é preciso segurar sete sementes entre os dentes enquanto a contagem regressiva é feita. Depois, as sementes devem ser secas e guardadas na carteira durante todo o ano.

Lentilhas

As lentilhas são comparadas com as moedas e, portanto, a simpatia diz para comer um prato cheio delas quando o relógio marcar meia-noite do dia 1º de janeiro. Ou seja, se é prosperidade que você quer, o grão não pode faltar na sua mesa de ano novo.

Canela

Se você procura prosperidade, fartura e abundância, a simpatia com a canela é a ideal. Na noite do dia 31 de dezembro você precisa pegar um punhado de canela em pó, vá para a entrada principal da sua casa e sopre de fora para dentro a canela dizendo: Quando essa canela eu soprar, a prosperidade aqui entrará; No momento que essa canela eu soprar, a fartura virá para ficar; Quando essa canela eu soprar, a abundância aqui vai morar!

É importante estar com a casa limpa, mas não é necessário limpar no momento. É que, de acordo com a tradição, a canela representa a prosperidade entrando em casa.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.