SÃO LUÍS - São Luís recebe pela primeira vez a Mostra Atrás do Pano, da companhia de teatro homônima de Minas Gerais. A mostra, que traz espetáculos de artes cênicas, oficinas, contação de história e brincadeiras em programação gratuita, será realizada na quinta-feira (24) e sexta-feira (25).
As atividades serão realizadas no Parque Botânico Vale São Luís, na Avenida dos Portugueses. A programação marca o encerramento dos festejos pelo Mês das Crianças.
Programação inédita
Inédita no Maranhão, a programação “Rua de brincar” ocupa espaços públicos da capital e convida o público a participar das atividades lúdicas: a confecção de brinquedos e objetos cênicos, brincadeiras musicais e aula aberta de percussão. O encontro culmina em um grande cortejo com alegria e criatividade.
Com 35 anos de trajetória, o Grupo Atrás do Pano desenvolve uma pesquisa de linguagem pautada pela ludicidade poética e por um teatro de resgate e releitura da cultura popular - seja através da literatura, da oralidade ou das brincadeiras e cantigas de roda -, sempre com um olhar contemporâneo sobre os costumes e a realidade urbana.
Com uma atuação constante no campo da arte-educação, o Grupo mantém, desde 2005, a Casa Cultural Atrás do Pano, em Nova Lima (MG). Encarando a educação como pilar fundamental para a transformação social, propõe a experimentação lúdica como ferramenta para a abertura de canais e processos criativos.
Fruto da parceria de Myriam Nacif e Paulo Thielmann, o Atrás do Pano realizou espetáculos e projetos culturais que percorreram mais de 180 cidades no Brasil, em cerca de 1,2 mil apresentações, contemplando mais de 22 mil pessoas. Com uma mega-estrutura, a companhia chega pela primeira vez ao Pará.
“Como o Grupo Atrás do Pano é um grupo que trabalha com base na cultura popular, a gente buscou chegar a lugares que a gente se identifica, que são referências culturais muito fortes para nós, onde a gente possa aprender sobre esse Brasil amplo. A escolha do Maranhão está muito ligada nesse lugar”, celebra Myriam.
Rua de Brincar
A programação começa dia 24, às 14h30. No dia 25, inicia mais cedo, às 10h. Dentro desta ação, são oferecidas as seguintes atividades: pintura em cavalete, confecção de barangandão, confecção de birutas, confecção de pirulitos mágicos, oficina de percussão, brincadeiras e histórias em rodas.
“A gente vai pra rua pra brincar com os pequeninos - algo que é central para o nosso trabalho. Em São Luís, a gente vai apresentar um pouco do nosso trabalho brincante, um trabalho de arte e educação. E vamos promover a oficina ‘Brincando com a natureza’, onde a gente traz esse novo olhar para a sensibilização para o brincar com objetos da natureza”, diz Myriam.
O encontro valoriza também a cultura popular do Maranhão, e inclui a tradição do Boi nas atividades. “O Boi é algo que conecta diversas regiões. Em Minas Gerais, assim como no Maranhão, há essa tradição. Então vamos abordar essas diferentes histórias e festas de Boi. Cada estado tem a sua e a história do Maranhão é muito forte pra nós”, conta a atriz.
Saiba Mais
- Biblioteca Pública Benedito Leite promove programação de teatro para crianças
- Festival Palco Giratório abre com musical Leci Brandão
- Os Geraldos e o Cordel do Amor Sem Fim - ou a Flor do Chico em São Luís
- Espetáculo Por Ti Portinari no Maranhão
- Palco Giratório Sesc estreia no Maranhão como festival com 16 dias de programação
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.