MARANHÃO - O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai realizar, nesta sexta-feira (8), às 19h, o I Concurso de Toadas de Bumba meu boi Sotaque de Orquestra da Região do Munim, em parceria com a Prefeitura de Rosário.
O concurso tem como objetivo contribuir para a preservação e valorização de uma importante expressão do Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão: a cantoria. A iniciativa visa estimular o surgimento de novos cantadores na região, atendendo à demanda dos grupos de Bumba meu boi de sotaque de orquestra no município de Rosário e Região do Munim.
Serão selecionadas as toadas mais bem elaboradas, com características regionais, que atendam aos critérios do edital, como ser inédita e ser apresentada por um cantador com até três anos de experiência na arte de cantar o Bumba meu boi.
A premiação contemplará os cinco primeiros colocados, com prêmios em dinheiro, sendo R$ 5 mil para o primeiro lugar. O evento, que será realizado na Praça da Matriz em Rosário, também busca dar visibilidade a novos talentos e fortalecer a tradição cultural da região.
A banca julgadora será composta por cinco membros com amplo conhecimento sobre música popular maranhense, Bumba meu boi e patrimônio cultural imaterial no estado.
Saiba Mais
- Brasil vai comemorar o Dia Nacional do Maracatu em 1º de agosto
- Investimentos na cultura têm recorde; Lei Rouanet soma R$ 3 bilhões
- Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, completa 50 anos
- Zezé Motta recebe título de Doutora Honoris Causa da Fiocruz
- Comitê de Cultura do Maranhão realiza apresentação pública em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.