MARANHÃO - A série "Caboclo de Pena: os protagonistas" vem sendo desenvolvida neste ano como forma de destacar certos personagens do contexto de seus grupos populares para que sua experiência pessoal seja conhecida com maior riqueza de detalhes.
O projeto é apresentado em forma de documentário com os personagens escolhidos. A série faz parte do projeto "Coreografias Maranhenses", do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), que se propõe a explorar a diversidade apresentada por meio da dança de grupos populares do Estado.
Os documentários são disponibilizados no Youtube. "Dessa forma, tiramos os personagens do contexto do grupo para podermos conhecer melhor e apreciar em detalhe sua dança e sua experiência", explica o perfil oficial do CCVM na plataforma de vídeos.
Nesse domingo (19), foi liberado o 6º documentário, que teve como protagonista o caboclo de pena Railson dos Santos, do batalhão do Tremor da Campina, em São José de Ribamar.
"Os vídeos individuais, com duração de 5 a 10 minutos, aprofundam o registro da dança desse personagem marcante do Bumba Boi de sotaque de matraca ou da Ilha. Neles os protagonistas falam de sua trajetória e de sua visão sobre a dança. Solos incríveis completam o registro e mostram as variações criadas por cada um", diz a publicação do CCVM.
Saiba Mais
- Encontro Nacional de Cultura Popular no Vidigal começa hoje
- Concurso de toadas de bois da Baixada e Costa de Mão
- Semana de Cultura Popular vai celebrar o reencontro entre artistas e a folclorista Zelinda Lima
- Evento celebra a importância da cultura afro no Maranhão
- Abertas inscrições para o Prêmio Mestres e Mestras da Cultura Popular e Tradicional
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.