BRASIL - As inscrições para o curso online de Produção Audiovisual, oferecido pela Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult), estão abertas. A plataforma é dedicada à formação e qualificação no campo da cultura. Para mais informações e inscrições, acesse aqui.
O curso é gratuito, sem limite de vagas , e aberto a todos que tenham o Ensino Fundamental 1 completo. As inscrições seguem até o dia 10 de dezembro de 2024. Com carga horária de 60 horas, o curso será ministrado na modalidade de educação a distância (EAD) e é voltado para estudantes e profissionais que desejam desenvolver habilidades no setor audiovisual. O conteúdo inclui a criação de roteiros, direção, produção, edição e distribuição de conteúdo audiovisual.
Além das aulas expositivas, os participantes terão acesso a uma sala de aula virtual com atividades interativas e práticas. As metodologias incluem videoaulas, estudos de caso e exercícios que estimulam diferentes aptidões técnicas e criativas. Também aborda o uso das novas mídias e as funções dos diversos profissionais envolvidos no processo criativo.
De acordo com Deryk Santana, diretor de Políticas para os Trabalhadores da Cultura, da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic) do Ministério da Cultura (MinC), o curso é fruto de uma parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAV) e o Instituto Federal de Goiás (IFG).
“Com a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, a produção audiovisual alcançou 98% dos municípios do país. Há uma nova geração de produtores que precisa de formação para trazer suas narrativas e estéticas para as telas com qualidade”, afirma o diretor.
Helen Pereira, coordenadora de EAD do IFG, explica que o Produção Audiovisual é o segundo dos 15 cursos de formação, sob a responsabilidade do Instituto Federal de Goiás, previstos para integrar a Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult).
"A popularização das plataformas de streaming tem impulsionado a produção de conteúdo audiovisual de qualidade e, por conseguinte, a demanda por profissionais com formação sólida na área. Desse modo, o Curso Livre de Produção Audiovisual objetiva contribuir com o processo formativo tanto daqueles que já exercem a profissão, quanto daqueles que almejam adentrar no universo das imagens e dos sons. É um curso didático e, por isso, acessível à diversidade do público que busca cursos a distância de qualidade", pontua.
O curso de Produção Audiovisual tem previsão de conclusão para o dia 10 de janeiro de 2025.
Sobre a Escult
A Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult), desenvolvida pela Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura - representada pela Diretoria de Políticas para os Trabalhadores da Cultura (DTRAC) em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) -, foi criada em 2024 como parte do Programa de Capacitação e Qualificação Profissional, que visa ampliar os processos formativos de setores técnicos e que dão suporte às atividades culturais. Em acordo com o Plano Nacional de Cultura, oferta Cursos Livres, Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Cursos de Pós-Graduação.
Saiba Mais
- Ministério da Cultura anuncia novo edital para Intercâmbio Cultural no setor audiovisual
- MinC lança plataforma pública de streaming e abre edital para licenciamento de obras nacionais
- Formação em cinema é promovida para professores do ensino público em São Luís
- Mostra Quelly retorna em edição ampliada com produções premiadas e oficinas gratuitas em São Luís
- Inscrições abertas para credenciamento de avaliadores no audiovisual
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.