INFRAESTRUTURA

Ponte Juscelino Kubitschek é inaugurada e marca reconexão entre Maranhão e Tocantins

Nova ponte Juscelino Kubitschek devolve mobilidade, esperança e impulso econômico à região de Estreito.

Mirante News Fm

Atualizada em 22/12/2025 às 11h14
Obra da nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Obra da nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. (Foto: Divulgação/DNIT)

MARANHÃO - A repórter Regina Souza, da TV Mirante, destacou na manhã desta segunda-feira (22), durante participação ao programa Ponto Final da Rádio Mirante News FM, a grande expectativa da população para a inauguração da nova ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Estreito. Segundo ela, a estrutura reconecta não apenas os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), mas também duas grandes regiões do país, o Norte e o Nordeste, por onde passa um importante corredor rodoviário responsável pelo escoamento da safra de grãos do Maranhão, Tocantins e parte do Mato Grosso.

Reconexão, memória e recomeço

De acordo com Regina Souza, moradores e caminhoneiros relatam alívio e emoção com a entrega da ponte, que antes permitia travessias em cerca de 30 segundos e chegou a exigir até cinco dias de espera logo após o desabamento, ou até oito horas com o funcionamento das balsas. A antiga ponte era considerada um cartão-postal de Estreito e sua queda deixou 14 mortos confirmados, além de três pessoas desaparecidas, cujos corpos não foram encontrados. Um ano após a tragédia, o inquérito conduzido pela Polícia Federal de Araguaína ainda não foi concluído e não há responsabilizações.

A nova estrutura tem 130 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão central livre de 154 metros, sendo maior que a anterior. O investimento foi de aproximadamente R$ 171,9 milhões e, segundo a repórter, trata-se de uma das obras mais rápidas já realizadas no país, cumprindo o prazo prometido.

A inauguração ocorre nas duas cabeceiras, com a presença dos governadores do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e do Maranhão, Carlos Brandão, além do ministro dos Transportes, Renan Filho.

Também está prevista uma missa em homenagem às vítimas, e memoriais foram instalados nos dois lados da ponte. Regina explicou ainda que testes de carga realizados nos últimos dias, com caminhões de 30 toneladas e monitoramento por sensores instalados na estrutura, comprovaram a estabilidade e a segurança da ponte, conforme o projeto do DNIT.

Repórter Regina Souza.

Ouça.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.