SÃO LUÍS – Durante o programa Atualidades desta segunda-feira (10), o oftalmologista Mário Menezes destacou a importância da detecção precoce do glaucoma para evitar a progressão da doença e preservar a visão.
"O nosso olho funciona como um balão cheio de água e a gente tem um líquido dentro do olho que exerce uma pressão, que a gente chama de pressão intraocular. E essa pressão quando fica muito alta ela acaba esmagando o nervo do olho que faz a gente enxergar chamado de nervo ótico. Então o glaucoma é a pressão do olho aumentada, causando a lesão do nervo do olho. E esse nervo ele não se regenera e daí a importância da gente estar fazendo um trabalho para prevenir que as pessoas que tenham pressão aumentada ou que tem o glaucoma venham a perder o nervo do olho justamente por isso", disse Mário Menezes.
O glaucoma é uma condição que surge silenciosamente e está entre as doenças oculares mais frequentes no Brasil, com mais de 1 milhão de casos registrados. A doença atinge cerca de 2% dos brasileiros acima dos 40 anos e é a principal causa de cegueira irreversível no país.
Assista.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.