SÃO LUÍS – Durante o programa Atualidades desta quinta-feira (14), os médicos urologistas Paulo Roberto Marques e Sergio Moura, falaram sobre as campanhas de conscientização durante o Novembro Azul e a importância do diagnostico precoce.
"A gente procura conscientizar o paciente. Explicar a importância do exame do toque retal, porque o câncer de próstata a gente não consegue prevenir. Os principais fatores de risco são a idade, é uma doença do idoso, é raro antes do 50 anos, quando vez antes tem alguma questão genética, hereditária, o fator familiar é muito importante e a raça negra. E a gente não consegue mudar esses fatores, não tem como prevenir esses fatores", disse Sérgio Moura.
"Eu costumo falar que o primeiro ponto que nós temos que melhor é o acesso à saúde. Até um período de 10 anos atrás a gente não tinha nenhuma política pública voltada para a saúde masculina. Campanhas como o Novembro Azul tem favorecido essa conscientização. Eu acredito que o primeiro passo que a gente tem que superar é o acesso à saúde. A gente sabe que não é fácil", afirmou Paulo Roberto Marques.
Assista.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.