ATUALIDADES

Corrida de rua: cuidados ao iniciar essa prática

Especialistas falaram sobre o assunto no programa desta terça-feira (29)

Mirante News FM

Atualizada em 29/10/2024 às 12h34
Reynaldo Tavares e Sillas Alves, convidadas da edição desta terça-feira (29) do programa Atualidades
Reynaldo Tavares e Sillas Alves, convidadas da edição desta terça-feira (29) do programa Atualidades (Adson Mendes/Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Durante o programa Atualidades desta terça-feira (29), o profissional de Educação Física, Reynaldo Tavares, e o atleta, Sillas Alves, falaram sobre os cuidados que os praticantes das corridas de rua devem ter ao iniciar o esporte.

"Quando a gente fala em perigoso, e é muito perigoso mesmo, porque tem muita gente entrando despreparada para a corrida, e assim a gente vê pessoas que não corriam absolutamente nada, em 1 mês correndo 21 quilômetros. Pessoas usando tênis inapropriados para ela porque o amigo falou que é bom, então é muito perigoso, e aí consequentemente você vê muita gente lesionada, muita gente mancando, hoje mesmo eu olhei várias pessoas mancando na Litorânea. Então isso é muito perigoso", afirmou Reynaldo Tavares.

"A corrida em si exige muito sacrifício, não é só aquela parte bonita, mas você não fala que tem que acordar quatro horas da manhã, você não fala para fazer um treino no sábado, na sexta-feira esquece na saída, bebida vai totalmente contra aquilo que se tá buscando ali, alimentação precisar ser readequada. Então, tudo isso é a parte que pesa no negócio, porque você precisa fazer umas trocas, e que naquele momento, talvez, a troca não é o que você queria fazer, mas é o que você precisa", disse Sillas Alves.

Forma física, lazer, qualidade de vida, prevenção de doenças e competição em alto rendimento. A lista de motivos cresce no mesmo ritmo das corridas de rua pelo país. Um exemplo disso é a oferta de eventos da modalidade, toda semana há um disponível na região do corredor. 

Correr virou febre e envolve desde crianças a idosos. Tanto que a estimativa atual é de 8 milhões de pessoas correndo por ruas, parques e avenidas.

Ainda que não esteja disponível uma pesquisa recente e confiável para aferir o número, não é difícil entender o motivo de perceber cada vez mais pessoas correndo. A modalidade não exige habilidades específicas para a prática que provê benefícios para a saúde, física e mental. 

É uma das melhores e mais seguras atividades aeróbicas, capaz de prevenir doenças cardiovasculares e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sem contar o baixo investimento. Com um par de tênis em bom estado, já é possível dar as primeiras passadas.

ASSISTA A ENTREVISTA:

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.