SÃO LUÍS - Por amor à brincadeira e à cultura popular e não por pagamento de promessa, o tradicional Boi de Axixá foi fundado em 1959 por Francisco Naiva. Com o passar dos anos, várias famílias já passaram pelo dono do mais antigo sotaque de orquestra, fazendo a paixão pelo boi passar dos pais para os filhos e tornando a tradição presente em várias gerações.
Antes, a brincadeira era composta por soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores, já as mulheres eram proibidas de brincar. Depois os índios e soldados saíram e elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.
Com o tempo, o Boi de Axixá manteve algumas tradições, como um sotaque diferenciado e mais cadenciado, o que o torna único em relação aos outros. Como referência do São João maranhense, as músicas são cantadas por artistas renomados e vários outros grupos de bumba-meu-boi. Todos em um só sentimento: o carinho e paixão por tudo o que o Boi representa.
A proprietária do Boi de Axixá, Leila Naiva, comentou sobre esse e outros assuntos na entrevista ao programa Arraial Mirante News, da Rádio Mirante News FM.
"Para mim é um prazer imenso entregar um grupo com uma indumentária bacana e com um repertório bacana”, frisou Leila Naiva.
Ouça a entrevista na íntegra.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.