SÃO LUÍS - O Bumba Meu Boi Meu Tamarineiro de São José de Ribamar foi fundado em 25 de abril de 1965 por Lucas Evangelista, conhecido como Mestre Bilú. É o primeiro boi de orquestra da Grande Ilha de São Luís e era conhecido como Bumba Meu Boi de Orquestra de Ribamar, pois já existia o também famoso Boi de Ribamar, sotaque de matraca.
Com o falecimento de Mestre Bilú, em 22 de agosto de 1985, o então cantador Osvaldo Preto (sobrinho de Bilú) compôs a toada "Meu Tamarineiro" em sua homenagem, já que as reuniões e ensaios do batalhão aconteciam debaixo de um enorme tamarineiro, árvore frutífera que dá o fruto conhecido como tamarino ou tamarindo.
A canção comoveu a todos e ficou tão conhecida que acabou por influenciar na mudança do nome da manifestação, que passou a se chamar Meu Tamarineiro. Osvaldo Preto também é o autor de outras lindas toadas como "Deleito em seus braços" e "Rosa Amarela", que ficou bastante conhecida após ser regravada pelo saudoso Papete. O batizado do boi é nesta sexta-feira (14).
O cantador do Boi Meu Tamarineiro, Regis Marques, comentou sobre esse e outros assuntos na entrevista ao programa Arraial Mirante News, da Rádio Mirante News FM.
"Amanhã é nosso batizado, momento em que realmente entramos com o pé direito na temporada junina de 2024, onde a gente vai estrear as indumentárias novas”, declarou Regis Marques.
Ouça a entrevista na íntegra.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.