SÃO LUÍS - A dança do coco é um ritmo típico da região Nordeste do Brasil. Há controvérsias sobre o estado em que essa manifestação se originou, são citados Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Essa dança é originária das rodas de quebradeiras de coco sendo considerada uma das mais representativas manifestações do folclore local. A coreografia não apresenta complexidade, por ser uma dança de roda cantada, dançada em pares com sapateados.
Tem-se o acompanhamento de pandeiros, ganzás, cuícas e das palmas dos brincantes. Como adereços, os componentes da dança carregam pequenos cofos e machadinhas, imitando os instrumentos de trabalho nos babaçuais. No Maranhão tem a dança do Coco do Pirină com 80 integrantes e tendo como base a comunidade do Anjo da Guarda.
Os integrantes do Coco Pirinã, Carlos Magno e Márcio Jean, comentaram sobre esse e outros assuntos na entrevista ao programa Arraial Mirante News, da Rádio Mirante News FM.
"Nós estamos com a expectativa de que seja positiva para o nosso São João, já que somos a única dança de coco que resiste, que está presente no São João 2024 em várias atrações ou em todas as atrações ”, declarou Márcio Jean.
"A resistência nossa no Coco Pirinã é uma grande emoção, até uns 3 anos atrás eram 100 emoções, agora tenho 1.000”, afirmou Carlos Magno.
Ouça a entrevista na íntegra.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.