SÃO LUÍS - O Boi de Nina Rodrigues foi criado no Município de Nina Rodrigues, interior do Maranhão, e vem fazendo o resgate cultural através da música, poesia e da arte.
O boi já gravou 5 vinis e 22 CD, mantendo-se como "modelo" para os demais grupos culturais em suas coreografias harmônicas e ritmadas, sendo pioneiros na introdução de novos instrumentos não utilizados até então em Bumba Boi de Orquestra, sem perder, no entanto, suas raízes preservando suas características regionais.
Com qualidade musical reconhecida a nível nacional, quando uma das principais toadas de criação de Concita Braga, tornou-se Hino da Cultura Maranhense. A música "Nordeste Brasileiro" é destaque em todo o Brasil e parte do repertório de grandes artistas, levando a Rede Globo a pleitear os direitos de concessão da música para divulgação por destacar-se como maior representante da cultura nordestina e do Bumba Boi do Maranhão.
No ano passado, o grupo fez homenagem aos santos juninos e neste ano tem 150 brincantes e faz referência às bandeiras, como do Brasil, Maranhão e outras.
O cantador do Boi de Nina Rodrigues, Joelson Braga, comentou sobre esse e outros assuntos na entrevista ao programa Arraial Mirante News, da Rádio Mirante News FM.
"Esse ano a Concita teve uma ideia de trabalhar a questão das bandeiras, a gente vai fazer uma homenagem à bandeira do Brasil, a bandeira do Maranhão, a bandeira de São Luís e bandeira da nossa querida cidade de Nina Rodrigues, mas tudo isso embaixo de uma grande bandeira cultural que é a bandeira do Nordeste”, declarou Joelson Braga.
Ouça a entrevista na íntegra.
Saiba Mais
- “A gente não esperava”, diz Iracema Vale sobre reeleição
- Dr. Joel defende a saúde como sua prioridade para São Luís
- Representantes da Fribal visitam o estúdio da Rádio Mirante News
- 'Fui aquele candidato que recebeu a força de um grupo organizado' diz prefeito eleito de Grajaú
- Fábio Macedo Filho pretende priorizar a saúde em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.