Tambores de São Luís ganha versão em quadrinhos
A obra do escritor maranhense Josué Montello terá roteiro de Iramir Alves. O lançamento da publicação será dia 3 de abril, na Casa de Cultura Josué Montello, na capital maranhense
O clássico da literatura brasileira escrito por José Montello, "Os tambores de São Luís" ganha uma versão em quadrinhos com roteiro de Iramir Alves Araujo. A nova publicação da narrativa épica sobre a população negra escravizada do Brasil será lançada na quinta-feira (3/4), às 18h, na Casa de Cultura Josué Montello, na capital maranhense.
Em entrevista ao jornalista PEDRO SOBRINHO, no quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO NA MIRANTE FM, IRAMIR disse que o "encontro contará com sessão de autógrafos e diálogos sobre o lançamento que celebra a memória do Maranhão". Além do roteirista, também estarão presentes os artistas Ronilson Freire e Rom Freire, responsáveis pelas ilustrações da HQ.
"O enredo acompanha a trajetória de vida e luta de Damião, desde a juventude até a velhice. Inicialmente vivendo em um quilombo fundado por seu pai, o rapaz e a família se tornam escravizados após a destruição da comunidade. Damião consegue escapar com ajuda do bispo Dom Manuel, para se tornar padre em São Luís, mas enfrentará muitos preconceitos por ser negro. Toda a jornada de Damião é relembrada em uma noite, enquanto o protagonista, já idoso, retorna para casa a tempo de ver o nascimento de seu trineto", explica.
Os tambores de São Luís – em quadrinhos é uma publicação patrocinada pela Equatorial Energia do Maranhão e conta com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Sobre o autor
Iramir Alves Araujo nasceu em São Luís, no Maranhão, em 1962. Historiador, mestre em História pela Universidade Federal do Maranhão, artista gráfico e roteirista, foi colaborador do jornal O Estado do Maranhão, onde publicou tiras diárias e manteve por vários anos, aos domingos, uma página sobre quadrinhos. É autor de histórias em quadrinhos para fins educacionais e sociais, como “Gatos pingados” e “Os viajantes do pião do tempo”, das adaptações em quadrinhos dos romances “O Mulato”, de Aluísio de Azevedo, e “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis, e das HQs “Balaiada – A guerra do Maranhão”, “Ajurujuba – a fundação de São Luís” e “Além das lendas”, que exploram a história e cultura de seu estado de origem. Recebeu a condecoração da Assembleia Legislativa do Maranhão por sua contribuição aos estudos da Balaiada, e a medalha “Maria Firmina dos Reis” pela Academia de Letras e Artes de Guimarães.
Saiba Mais
- Lúcia Santos fala do novo livro, disco e parcerias musicais
- Biblioteca Pública Benedito Leite realizará encontro literário neste sábado (14)
- Conceição Evaristo é 1ª autora negra no acervo da Casa de Rui Barbosa
- Ronaldo Costa Fernandes lança novo livro que inclui mais um episódio da rica história do Maranhão
- Pai e filho lançam livro infantil nesta quarta, em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.