Seletivas Se Rasgum Amazônia Legal. Pelo segundo ano mapeando as novidades musicais dos mais variados gêneros da região da Amazônia Legal, o SE RASGUM anuncia os 10 artistas contemplados pelo edital que é etapa tradicional de um dos maiores festivais independentes amazônicos. Na lista dos selecionados estão: CRIOLA BEAT (MA), ENME (MA) e PANTERA BLACK (MA). Além dos artistas também foram selecionados: As Karuanas (PA), D’Água Negra (AM), Karola Nunes (MT), Maya Dourado (AC), Nega Ysa (PA), Os Falsos do Carimbó + Mestre Ney Lima Pela Paz (PA) e Velhos Cabanos (PA).
Agora em setembro, os artistas passam por mentoria virtual de carreira e participam de pitching online com players do mercado musical, que irão selecionar três deles para fazer parte do line-up do Festival Se Rasgum, que acontece de 14 a 18 de novembro, em Belém (PA).
Nesta edição, as Seletivas têm o patrocínio master de Coca Cola e Cerveja Devassa pela lei Semear de incentivo à cultura, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado, e patrocínio do Banpará, através da lei federal de incentivo à cultura.
Saiba mais sobre os artistas contemplados
Criola Beat (MA)
Da batida ancestral do Tambor de Crioula ao encontro com os beats modernos nasce o Criola Beat, um projeto baseado na pesquisa de ritmos maranhenses, especificamente o Tambor de Crioula, mesclando com a cultura Hip-Hop, Soundsystem jamaicana e música eletrônica. No repertório, um diálogo com a cultura afro-indígena-maranhense e os assuntos recorrentes dos guetos e centros urbanos, apresentando a sonoridade latinoamericana de resistência cultural. Idealizado e produzido por Adnon Soares, o projeto partiu da vivência e registros com mestres da Cultura Popular e de composições dos beats em estúdio e conta também com a participação de compositores da nova geração.
ENME (MA)
ENME é uma artista queer natural do Maranhão, produtora cultural, cantora, compositora e rapper, que une ritmos regionais ao rap. Desde 2014 trabalha com disseminação e fomento da cultura Hip Hop, circulando os palcos do Brasil com músicas autorais e coreografias contagiantes. Premiada no Maior Festival de Hip Hop da América Latina como artista revelação em 2019, a cantora lançou no início de 2022 seu primeiro disco de estúdio intitulado Atabake. O projeto construído durante a pandemia foi inspirado no Bairro da Liberdade, quilombo urbano onde reside a artista. O disco, dividido em três atos, traz uma sonoridade única que mistura afrobeats, trap, funk e cultura popular do Maranhão, impulsionando o movimento musical “criola beat”, natural do Estado.
Pantera Black (MA)
Modelo, compositora e rapper, Pantera Black é uma artista emergente das batalhas de rima de São Luís. Lançou recentemente seu primeiro EP É O Poder Black Panther com músicas autorais que retratam as vivências da artista na periferia. Com sua sonoridade potente, Pantera Black começou na música em 2015 e ganhou destaque no Rock In Rio 2022, apresentado-se no palco Nave, destinado a novos talentos do território Amazônico.
Saiba Mais
- Empreendedorismo, música e inclusão: Carcará Festival Sesc de Música reunirá diversos espaços e conexões criativas em sua 1ª edição
- Inscrições para ações formativas do Carcará Festival Sesc de Música seguem abertas
- Carcará Festival Sesc de Música em São Luís
- Festival BR Instrumental 2024 celebra as raízes musicais no Espigão da Ponta d’Areia
- "Lençóis Jazz e Blues Festival fomenta cultura no Brasil"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.