JORNAL DA MIRA

Campanha Outubro Rosa Pet 2019

Neste sábado (19) a campanha vai realizar "um dia de combate" gratuito na Praça da Lagoa da Jansen às 15 horas com vacinação antirrábica, vermifugação e medidas de prevenção no combate ao câncer nos pets.

Rainara Moraes

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Jornal da Mira entevistando a Dr. Camila Morais / Foto: Rainara Moraes
Jornal da Mira entevistando a Dr. Camila Morais / Foto: Rainara Moraes

Todo mundo sabe que o mês de outubro é um importante aliado na luta contra o câncer de mama. Batizado como “Outubro Rosa”, o mês movimenta campanhas para orientar a população quanto à prevenção do câncer de mama.

E no mundo animal a história não é diferente. Uma corrente cada vez maior de veterinários e profissionais da área se reúne todo mês de outubro para alertar que o câncer de mama também pode atingir os pets com a campanha “Outubro Rosa Pet”.

O Jornal da Mira entrevistou a Dra. Camila Morais, diretora da campanha Outubro Rosa Pet e oncologista veterinária que falou sobre os perfis de riscos mais fáceis de desenvolver a doença, assim como os sinais que podem ser percebidos, medidas preventivas e fez um convite especial para “um dia de combate” na Praça da Lagoa da Jansen.

Outubro Rosa Pet

O câncer de mama atinge mais cadelas do que gatas de qualquer raça, sendo mais frequente em bichos com idade acima de 5 anos. O diagnóstico precoce pode ser feito com o auxílio dos donos, realizando uma espécie de “auto-exame” no animal, por meio da palpação das mamas da fêmea.

Na campanha do “Outubro Rosa Pet”, veterinários em todo o Brasil orientam os donos a palpar as mamas dos animais à procura de pequenos nódulos firmes. Uma vez que esse nódulo é confirmado em consultório, a conduta é retirar em cirurgia e analisar em laboratório para identificar o tipo de tumor.

Outra medida preventiva é a castração, e quanto antes feita, menor é o risco do câncer de mama aparecer. Por isso é importante conscientizar a população sobre a prevenção.

Fêmeas não castradas têm 26% de probabilidade de desenvolver um tumor maligno na mama; se a castração for feita antes do primeiro cio, entre 5 e 9 meses de idade, o risco cai para 0,5 %.

Combate ao Câncer de Mama nos Pets

Neste sábado (19) a campanha vai realizar “um dia de combate” na Praça da Lagoa da Jansen às 15 horas com vacinação antirrábica, vermifugação para os animais não imunizados, e também uma palestra sobre os cuidados importantes para prevenção do câncer de mama nos pets e como fazer a palpação mamária.

Além de chamar atenção para a importância da castração e seus benefícios na prevenção do câncer mamário e de próstata em cães e gatos e dicas sobre nutrição de pets. O evento é gratuito.

Organização

Dra. Camila Morais – Diretora da campanha

Dra. Karoline Moraes – Coordenadora da equipe de apoio

Ouça a entrevista completa e cuide do seu pet!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.