Inscrições para Semana Imperatrizense de Teatro podem ser realizadas até sete de novembro
A informação é do diretor da Pequena Companhia de Teatro, idealizadora do evento, que será realizado entre os dias 18 e 19 de novembro, em formato não presencial e on-line, com uma robusta programação.
As inscrições para a VI Semana Imperatrizense de Teatro acontecem até domingo (7/11), através de preenchimento do formulário eletrônico disponível aqui: https://forms.gle/HJb9uxLNFrLwcWA4A. A informação é do diretor da Pequena Companhia de Teatro, Marcelo Flecha, em entrevista no último domingo (31/10), no Plugado, na Mirante FM.
- Podem participar pessoas físicas e jurídicas, que tenham trabalhos teatrais produzidos a partir do ano de 2018 (gravados em arquivos de vídeo) e que sejam maranhenses ou radicados no Maranhão há pelo menos cinco anos - explica.
Marcelo Flecha comenta sobre a convocatória da Pequena Companhia de Teatro para a realização da VI Semana Imperatrizense de Teatro que, vai repetir o formato do ano passado, acontecendo de modo não presencial e on-line no canal da Companhia na plataforma de vídeos YouTube, entre os dias 19 e 28 de novembro.
Formato da programação
A programação da mostra teatral conta com apresentações de espetáculos, debates e encontros reflexivos com artistas e pesquisadores em linguagens e políticas culturais.
Ao todo, serão cinco encontros reflexivos distribuídos ao longo da programação. Dentre os nomes confirmados estão os dos criadores da Mostra, Cláudio Marconcine (ator da Pequena Companhia de Teatro), Lio Ribeiro, Gilberto Freire de Santana e Marcelo Flecha (diretor da Pequena Companhia de Teatro) que discutirão as circunstâncias, meandros e transformações da produção teatral na década e meia que a mostra perpassou o fazer teatral no Estado.
Um segundo encontro reflexivo contará com a presença de Guilherme Bonfanti (SP) e Marcelo Flecha (MA), que conversarão sobre as práticas de iluminação não convencional em espaços não convencionais, como instrumento de independência criativa e democratização de estéticas viáveis para o Maranhão, estado que não possui aparelhos teatrais nem equipamentos de luz na maioria dos seus municípios.
Num outro encontro reflexivo, Vinícius Piedade (SP) e Lauande Aires (MA) conversarão sobre autonomia, viabilidade, sustentabilidade, conflitos, preconceitos e agruras do espetáculo-solo, onde será lançado um olhar problematizador a respeito de montagens que tem como sustentáculo o desempenho de um único ator em cena.
Fernando Yamamoto (RN) e Gisele Vasconcelos (MA), debaterão sobre a lógica, mecanismos e desafios da produção teatral, virtual ou presencial, no biênio teatral afetado pela pandemia, e os desdobramentos, consequências e interferências no resultado final da cena.
Nelson Albuquerque (CE) e Donny dos Santos (MA), lançarão impressões sobre as políticas públicas estaduais, ou a ausências delas, nos estados do Maranhão e Ceará, traçando um paralelo sobre os modos de articulação da classe teatral, mecanismos de diálogo com o poder público, oferta de subsídios para pesquisa, montagem, circulação e estratégias para a profissionalização de coletivos.
Os encontros reflexivos acontecerão na plataforma “Zoom” e estarão disponíveis também no Youtube. A programação completa e o resultado final dos selecionados podem ser acompanhados através das publicações nas páginas da Pequena Companhia de Teatro nas redes sociais Facebook e Instagram.
Realização
A realização da VI Semana Imperatrizense de Teatro acontece através de habilitação e seleção no Edital de Conexão Cultural - Fomento a Projetos, publicado pela Secretaria de Estado da Cultura – SECMA, através da Lei Aldir Blanc.
Para mais informações: (98) 98171-0108 / (98) 98771-7085
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.