Rotas Brasis: itinerância e intercâmbio com dança

Coreógrafa Flávia Tápias convoca artistas maranhenses para o Dança em Trânsito

O festival itinerante, dirigido pela coreógrafa carioca, Flávia Tápias, escolheu São Luís para convocatória do Rotas Brasis 2021, que irá circular por mais oito cidades brasileiras durante o mês de outubro.

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56

São Luís é uma das cidades escolhidas para a convocatória do ROTAS BRASIS 2021, tradicional residência de intercâmbio dirigida pela coreógrafa carioca, Flávia Tápias, em parceria criativa com artistas convidados de cada edição do Dança em Trânsito, Além da capital maranhense, o ROTAS BRASIS, que ocorre em outubro, irá passar também por Florianópolis, Mangaratiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Vitória e Vila Velha. Para seleção prévia, cada profissional deverá enviar para o email news@espacotapias.com.br até 20/9: três linhas do currículo, um pequeno vídeo no YouTube ou Vimeo do intérprete em cena ou em ensaio, a cidade de residência, duas fotos e o contato telefônico.

Rotas Brasis 2021: São Luís será palco do festival Dança em Trânsito. Foto: Divulgação
Rotas Brasis 2021: São Luís será palco do festival Dança em Trânsito. Foto: Divulgação

Em entrevista ao jornalista Pedro Sobrinho, nesse domingo (19/9), no PLUGADO, na MIRANTE FM, Flávia Tápias falou sobre o conceito do Dança em Trânsito e, também, da passagem do ROTAS BRASIS por São Luís.

- O Dança em Trânsito é um Festival plural. Nós tiramos a dança do teatro e levamos para o espaço urbano, democratizando o acesso, levando a música para perto do público. É claro, que também, o festival acontece dentro do teatro, em ocupação de palácios, museus, mas muito na rua valorizando a arquitetura das cidades. Dentro do evento também existem muitas oficinas, residências de criação, dando oportunidade para jovens artistas e coreógrafos de participarem do evento, das residências, fazendo intercâmbio com outros coreógrafos - explica.

- O Rotas Brasis, que é a residencia de intercambio, eu adoraria que ela estivesse em todas as cidades. Mas, justamente, por uma questão de segurança, nós escolhemos algumas cidades. E São Luís é uma cidade que o Dança em Trânsito nunca passou. Nós temos o desejo de conhecer os artistas da cidade, de oportunizar este encontro e participação deles no festival. Por isso, a gente resolveu abrir pra São Luís esta residência de intercâmbio, esta convocatória para que os artistas da cidade conheçam um pouquinho do festival - esclarece.

Por meio dessa convocatória, o Dança em Trânsito irá selecionar para participar da residência ROTAS BRASIS de 8 a 14 artistas, dando prioridade aos profissionais da dança das cidades onde ROTAS será parte da programação presencial. Os artistas selecionados poderão, no entanto, se apresentar em uma ou mais cidades e não apenas na sua de origem. O início dos trabalhos será realizado de forma online e os encontros presenciais acontecerão durante a realização do festival.

Para participar, o profissional deve enviar para o email news@espacotapias.com.br três linhas do currículo, um pequeno vídeo no YouTube ou Vimeo do intérprete em cena ou em ensaio, a cidade de residência, duas fotos e o contato telefônico.

Festival

Dança em Trânsito será realizado entre outubro e dezembro de 2021, em formato híbrido, envolvendo um total de 21 cidades do Brasil, com espetáculos, performances e ações online, e presenciais (respeitando as orientações sanitárias). Algumas ações serão transmitidas via streaming a todo o público nacional e internacional de forma gratuita.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.