Barracão Pão com Ovo

Regina Avelar fala da representatividade do Mestre Leonardo e a importância dele para a Liberdade

Aém da filha do mestre que morreu em 1984, aos 82 anos, o percussionista Luiz Cláudio também falou do legado dele para a Cultura Popular do Maranhão e da produção do disco "Resistência", do Boi da Liberdade.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56

O Barracão Pão com Ovo apresentado por João Marcos e a dupla Pão com Ovo, leia-se César Boaes (Clarisse Milhomem) e Adeilson Santos (Dijé), na Mirante FM, com produção do jornalista Pedro Sobrinho, destacou o mestre Leonardo, no programa do último 2 de junho, terça-feira.

Quilombolas urbanos

O Território Liberdade Quilombola foi reconhecido pela Fundação Cultural Palmares como quilombo urbano, tornando-se o primeiro do estado do Maranhão. A decisão saiu no Diário Oficial da União no último dia 13 de novembro.

Regina Avelar filha do Mestre Leonardo e presidente do Boi da Liberdade
Regina Avelar filha do Mestre Leonardo e presidente do Boi da Liberdade

A comunidade se autodefiniu remanescente de quilombo em 2018, iniciando o processo administrativo com a União. Para tentar acelerar o processo, o reconhecimento também foi solicitado a níveis municipal e estadual. No último dia 13, foi registrada sua certificação federal, que desde então consta no Livro de Cadastro Geral nº 020, sob o nº 2.783 – uma vitória para seus moradores.

O território agrega os bairros da Liberdade, Camboa, Fé em Deus, Sítio do Meio, Dezoito de Novembro e Diamante. Com o reconhecimento, os moradores poderão ser contemplados com políticas públicas – educação, qualidade de vida e infraestrutura – específicas para populações quilombolas.

Percussionista Luiz Cláudio responsável pela produção do CD Resistência, gravado pelo sêlo Zabumba Records
Percussionista Luiz Cláudio responsável pela produção do CD Resistência, gravado pelo sêlo Zabumba Records

Saberes e pertencimento

Além de quilombo urbano, a Liberdade é um polo de resistência e tradição da cultura popular. Diversas manifestações culturais se fazem presente na comunidade. Um deles é o Boi da Liberdade, no sotaque de zabumba, além do tambor de crioula..

Resistência é o título do disco do bumba meu boi de Leonardo, cujo nome de batismo era Leonardo Martins Santos. Originário do município de Guimarães, na Baixada Maranhense, local em que nasceu a brincadeira.

O mestre Leonardo morreu no ano de 1984, aos 82 anos, mas deixou como legado, uma das brincadeiras mais representativas e longevas da Cultura Popular do Maranhão.

A filha de Leonardo, Regina Avelar, assumiu a direção do Boi da Liberdade, que além da festa, sincretismo religioso e ancestralidade, também existe o compromisso da brincadeira com ações sociais na comunidade do bairro da Liberdade.

Parcerias

Resistência (Zabumba Records e Na Music) foi gravado na sede do Boi de Leonardo, no bairro da Liberdade (São Luís, MA), em setembro de 2018, e mixado e masterizado em Belém no estúdio do selo Na Music.

Produzido e dirigido pelo percussionista Luiz Claudio, o disco faz um resgate das principais toadas do Boi da Liberdade, trazendo 15 composições: sete de Zió (João Vieira), cinco de Mestre Leonardo, uma de Zé Pretinho, uma de Chico Coimbra e uma Carlinhos de Carutapera, além da participação da filha de Leonardo, Regina Avelar, que canta em duas faixas.

O disco está em todas as mídias e plataformas digitais: Youtube, Instagram, Facebook, Spotfy, Deezer e ITunes. As fotos da capa e do encarte do disco são assinadas por Márcio Vasconcelos, Railleen Martins e João Maria Bezerra, com produção da professora, pesquisadora, bibliotecária da UFMA, Marla Silveira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.